Notícias

Exposição Favela Bela leva cotidiano do Morro do Papagaio pra dentro de shopping em BH

Rompendo fronteiras, obras levantam temas sociais como a desigualdade, o racismo e a negritude até 30 de abril

Vanguardista por natureza, cosmopolita por excelência; nossa Bêagá é plural e tem se consolidado cada vez mais por uma cena cultural pujante e democrática. Caminhando junto nesse processo – mais precisamente, há 33 anos –, o Shopping Cidade se orgulha de abraçar a capital mineira para além de seu nome, desempenhando um papel fundamental enquanto rota cultural do que acontece por aqui. Um bom exemplo disso é a mostra que o mall vai sediar ao longo deste mês: a exposição “Favela Bela – rompendo fronteiras” do artista mineiro Fabiano Valentino. Trazendo paisagens e o cotidiano do Morro do Papagaio até o dia 30 de abril, o Pelé, como o artista é conhecido, ocupa pela primeira vez com sua obra um shopping da cidade, levantando a discussão de temas sociais como a desigualdade, o racismo e a negritude. 

A exposição vai contar com pintura ao vivo de diversos artistas da comunidade convidados pelo anfitrião, além de cenografia inspirada na protagonista da vez, a favela. “O que nós propomos com a mostra é reflexão sobre a diversidade e a beleza desses espaços tão marginalizados, desmistificando a imagem violenta majoritariamente representada nas mídias e presente no senso comum”, explica Lucy Jardim, gerente de marketing do shopping. 

Trazendo sempre a vivência do cotidiano da comunidade, Pelé produz peças únicas e exclusivas, com narrativas e olhares personalizados. “Favelas são territórios plurais, diversos e cada uma tem suas miudezas, bonitezas e magnificências. A arte que pulsa aqui de uma forma, pulsa ali de outra porque na favela a vida vibra: em cores, sons, cheiros e afetos”, explica o artista. Localizada no piso Tupis, próximo ao parque fixo do Lobinho do Bem, a mostra é gratuita, tem apoio da loja Estripulia e vai contar com sete obras no total, dentre telas e bonés, além de camisetas customizados que estarão disponíveis para compra no local a partir de 17 de abril por R$ 40 e R$ 60.

Artista do Morro 

Morador do Morro do Papagaio desde 1984, Fabiano Valentino (o Pelé) é artista visual e pintor autodidata. Coordenador e idealizador do projeto “Favela Bela do Morro do Papagaio”, produz pinturas em telas, grafitti, pinturas artísticas em fachadas e pontos de referência no morro em que mora.  É articulador cultural no Morro do Papagaio, educador em programas sociais como Programa Escola Integrada, Programa Fica Vivo e Programa Escola Aberta, e ainda explora sua criatividade como adericista carnavalesco no bloco caricato Vila Estrela desde 2013. 

SERVIÇO: “Favela Bela – Rompendo fronteiras” no Shopping Cidade
Exposição de Fabiano Valentino, o Pelé
Onde: Shopping Cidade, Rua dos Tupis, 337 – Centro, piso Tupis
Quando: de 11 a 30/4
Quanto: gratuita

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.