Notícias

Prorrogadas as inscrições para a Terceira Mostra InMinas de Teatro

Serão recebidos inscrições até o dia 20 de abril, de Minas Gerais e de toda a América Latina

As inscrições para a terceira edição do Mostra Inminas foram prorrogadas até o dia 20 de abril. no link https://bit.ly/2R8eD8E. O resultado está previsto para 01/05 e toda a programação será veiculada nas redes da @coopinminas, sendo a mostra realizada no mês de junho. Podem ser inscritas propostas de teatro produzidas por artistas solos, grupos e coletivos localizados em toda a América Latina, as quais receberão cachês de R$ 2.000,00 (dois mil reais). Os espetáculos propostos deverão ter duração mínima de 30 minutos. Também serão selecionados trabalhos mineiros com duração mínima de dois minutos e máxima de 15 min. Estes trabalhos receberão apoio para o desenvolvimento da criação do espetáculo de R$ 1.000,00 (um mil reais).

Criada em 2015, a Mostra InMinas de Teatro busca estabelecer redes de cooperação para os artistas das artes cênicas em Minas Gerais. A mostra é uma das principais ações da COOPINMINAS (Cooperativa Mineira de Teatro) e este ano chega à sua terceira edição, junto a MoTTIM (Mostra Tecnovívio de Teatro InMinas), pela primeira vez em formato virtual.Está é uma ação aprovada via Edital da Lei Aldir Blanc do Ministério do Turismo e do Governo de Estado de Minas de Gerais

Construção coletiva

Resultado do trabalho conjunto de agentes culturais da cena do teatro, a Mostra InMinas se inicia há seis anos, idealizada pelos artistas Geraldo Octaviano, Keu Freire e Rogério Gomes, com o desejo de unir o setor das artes cênicas em Minas Gerais. Em 2015, a Mostra possibilitou mais de 36 grupos de todo o estado se encontrarem e dividirem seus trabalhos teatrais em Belo Horizonte. Em sua segunda edição no ano de 2019, interiorizou as ações e ocupou três cidades mineiras: Pará de Minas, Sete Lagoas e Teófilo Otoni, com mais de 60 artistas envolvidos na sua realização.

Mesmo no atual cenário a Mostra realizará uma nova edição, ampliando o diálogo para além das nossas fronteiras, conforme relata a artista, integrante da COOPINMINAS e coordenadora geral desta edição da mostra, Paula Libéria “Agora, na sua terceira edição, a Mostra InMinas ganha um caráter virtual que abarca a MoTTIM (Mostra Tecnovívio de Teatro InMinas), idealizada pelo cooperado Diego Poça. O desejo é internacionalizar e interiorizar ao mesmo tempo, junto dos artistas cênicos da América Latina e Minas Gerais. A convocatória de espetáculos é o primeiro passo para democratizar a participação de novos artistas, a estarem na mostra e também a conhecerem a COOPINMINAS, que foi criada em 2019 e agora em 2021 realiza de Belo Horizonte para o mundo, a programação da 3ª Mostra InMinas e abre as portas para novos cooperadas e cooperados”.

Sobre a cooperativa

A COOPINMINAS (Cooperativa Mineira de Teatro) fundada em 2019, é resultado de uma articulação entre grupos e artistas das artes cênicas, que desde 2015, buscam reunir forças, ocupar espaços e estabelecer uma rede de cooperação entre aqueles que desenvolvem trabalhos contínuos no cenário cultural de Minas Gerais. Através do espírito do cooperativismo o movimento que começou a partir de quatro companhias

de teatro - Cóccix Companhia Teatral, Insensata Cia de Teatro, Olho Nu Cia de Teatro, Yepocá Cia de Teatro - gera a primeira Mostra In Minas de Teatro. O crescimento deste processo resulta na 2ª edição da Mostra, fortalecendo os fundamentos para apresentar a ideia da Cooperativa Mineira de Teatro. “É motivo de muita alegria constatar que hoje nós temos uma cooperativa das artes cênicas no estado de Minas Gerais. É muito interessante quando penso no início de todo esse movimento em 2015, quando quatro grupos teatrais se reuniram para apresentar possibilidades de promover espaços e ações de grupos que naquele momento estavam à margem dos fomentos culturais, e é exatamente quando é idealizada a Mostra InMinas de Teatro, que reuniu e estabeleceu espaço de trocas entre grupos de todo o estado de Minas Gerais", conta Keu Freire, um dos fundadores da COOPINMINAS e idealizadores da mostra. Além do seu papel aglutinador, a cooperativa tem um papel importante na formalização dos ofícios ligados à arte, como explica Florisvaldo Júnior, coordenador da 3ª edição da Mostra InMinas e diretor financeiro “A COOPINMINAS é uma oportunidade para os artistas ganharem representação política e jurídica, tendo uma estrutura administrativa para participarem de editais e realizarem prestação de serviço”, conclui.

SERVIÇO:

Inscrições 3ª Mostra InMinas de Teatro

Quando: prorrogadas até até 20 /04

Onde: https://forms.gle/q2s2znC4BEv6JKR28.

Informações: [email protected]

A convocatória está disponível no site https://www.inminas.coop.br/

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.