Notícias

Chico Dedê lança nova carta de drinks autorais e promoção de Happy Hour

Assinados pela mixologista Nayane Gonçalves, o cardápio traz ingredientes e sabores de Minas para construir uma experiência deliciosa e cheia de histórias

Endereço garantido para uma boa boemia belo-horizontina, o Chico Dedê é famoso por sua gastronomia que honra a tradição do boteco mineiro, mas sempre com um toque autoral e contemporâneo. O conceito já bastante consolidado no cardápio do chef André Paganini agora também chega à carta de drinks, assinada pela nova mixologista da casa, Nayane Gonçalves. São sete coquetéis autorais e exclusivos, cada qual com sua personalidade de paladar, incluindo duas opções sem álcool e todos criados para harmonizar com os pratos e petiscos do menu. Para lançar a novidade, a casa inaugura o Happy Hour do Chico: às terças e quartas, de 17h às 21h, quem pedir um drink ou petisco leva o segundo pela metade do preço.

“Quando recebi o convite para chefiar o bar, o primeiro que fiz foi uma pesquisa na história do Chico Dedê, para imergir nos conceitos e criar coquetéis que expressassem toda a essência da casa. Junto disso, vem minha proposta de pensar cada detalhe do drink para que a experiência seja multissensorial e de muita delicadeza”, explica Nayane. 

A mineiridade foi um importante ponto de partida para a paleta de sabores e escolha dos ingredientes, com iguarias como diferentes cachaças, jabuticaba, rapadura, goiabada e até queijo e doce de leite. Cada um desses insumos vem de produtores locais e são trabalhados no próprio bar para garantir a qualidade na origem e no resultado final. “Construímos sabores especiais que vão despertar memórias afetivas. O coquetel Tia Nastácia homenageia os que vieram antes de nós, a partir de uma combinação de rum, café e licor de doce de leite, com uma colherzinha de madeira por cima com queijo e doce de leite. O defumadinho do café, mais o toque da madeira na boca e o próprio queijo e doce levam a gente pra cozinha de roça que é da avó de tantos mineiros”, aponta a mixologista.

Outro destaque do cardápio é o Pisco, Cabô que brinca com o paladar leve de uma Gin Tônica, com ingredientes diferentes: gin, redução de jabuticaba, suco de laranja, limão e bitter aromático. E por cima, uma colher com geleia de jabuticaba, para adoçar a boca na medida certa. “Eu elaboro a experiência que a pessoa terá com cada coquetel. Desde o copo escolhido, aos aromas, texturas, sabores e como vão se equilibrar com as comidas da casa”, Nayane salienta.

Por exemplo, o Bailarina do Chico tem uma potência para harmonizar com pratos da casa de sabor forte como a mãozinha de porco recheada com massa de linguiça artesanal, o ossobuco ao molho roti ou a panturrilha de porco. O coquetel é uma releitura mineira da Margarita, com cachaça, xarope de rapadura, sumo de limão, bitter aromático, borda de flor de sal e pimenta, e ainda um garnish de azeitonas. “Quando se come a azeitona e depois bebe do coquetel novamente, aí a magia acontece”, ensina Nayane.

A carta traz ainda duas opções de mocktails que trazem o mesmo padrão de pesquisa, apresentação e complexidade dos outros drinks para quem não deseja ingerir álcool. Amarelinha é uma combinação especial de sumo de laranja, limão e abacaxi; já Esconde-esconde leva redução de jabuticaba, cordial botânico, sumo de laranja e xarope de açúcar. “São verdadeiros coquetéis sem álcool, com a mesma experiência de qualquer outro do cardápio e há quem diga que até tem a sensação do álcool”, finaliza.

Sobre o Chico Dedêi

Há seis anos, na esquina mais aconchegante de BH, o Chico Dedê oferece uma gastronomia mineira contemporânea, com alma de boteco, assinada pelo chef André Paganini. Sucesso de público e crítica, a casa já foi eleita Bar Revelação pela revista Veja, ganhou melhor carta de bebidas pela Prazeres da Mesa, e rendeu indicações de Chef Revelação e Chef do Ano pelas revistas Encontro e Gula.

O cardápio atual leva o nome "Do autoral ao copo sujo”, em uma brincadeira com as sessões que incluem desde os criativos petiscos assinados pelo chef como o quibe mineiro, medalhão de quiabo, e dadinho de canjiquinha com costelinha; até a versão de André para clássicos dos bares como filé com fritas, mãozinha de porco recheada e língua ao vinho. Entre os pratos principais, os destaques são a panturrilha de porco servida no próprio molho, feijão andu na manteiga de garrafa, ovos mexidos e quiabo grelhado; o arroz caldoso de costelinha; o ossobuco ao molho roti com arroz de alho, vinagrete e farofa; e o pirarucu grelhado ao molho de limão com mil folhas de batata.

Há ainda uma seleção de sobremesas para fechar bem a refeição: um levíssimo bolo de coco gelado com caramelo de coco queimado e sorvete de arroz doce do chef Pedro Barbosa; canudinho de doce de leite, crocante e delicioso; e Chocolate, chocolate, chocolate - um exagero de texturas e apresentações dessa iguaria. 

SERVIÇO: CHICO DEDÊ LANÇA COQUETÉIS AUTORAIS EXCLUSIVOS
Rua Francisco Deslandes, 438 - Anchieta. Belo Horizonte/MG
Funcionamento: Terça a sexta, 17h à 0h | Sábado, 12h à 0h | Domingo, 12h às 18h
Happy Hour do Chico: Terças e Quartas, de 17h às 21h
Mais informações e reservas: (31) 9 9945-33041
Instagram: @chicodede 
Site: https://www.chicodede.com/

Foto: Paulo Colen

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.