Notícias

Cineart filmes traz “o Cidadão Ilustre” para as telonas Brasileiras

Uma mistura de comédia e drama promete divertir o público nas salas de cinema de todo o país. “O Cidadão Ilustre” – filme hispano-argentino dirigido por Gastón Duprat e Mariano Cohn, chega ao Brasil pela Cineart Filmes no próximo dia 11 de maio. A estreia mundial do longa foi no Festival de Veneza, em setembro do último ano, onde o protagonista Oscar Martínez ganhou o prêmio de Melhor Ator.

A trama conta a história de Daniel Mantovani, um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, que volta ao povoado onde nasceu, e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade – um dos únicos prêmios que aceitou receber. Mas apesar do retorno tão receptivo e acalorado, a presença de Mantovani irá desencadear uma série de situações complicadas entre ele e a população local.

O Cidadão Ilustre coloca em discussão vários debates vivos na Argentina e no mundo. Um deles é o desprezo visto de fora e a crítica sarcástica que o protagonista representa: um escritor exilado há décadas na Europa contra a defesa nacionalista de seus compatriotas. A vida pacífica, a exaltação de si e do olhar folclórico são um estilo de vida aceitável em uma cidade provinciana, mas para este escritor cosmopolita envolvem a negação de uma sociedade a qualquer ideia de progresso. Uma espécie de ferida aberta no orgulho argentino se acrescenta a este conflito por ser um país repleto de importantes autores, mas sem um prêmio Nobel para a Literatura, um tema que o filme retoma ao reconhecer o protagonista como o vencedor do prêmio que foi negado a Jorge Luis Borges, por exemplo.

Como já aconteceu com vários artistas em relação a sua cidade natal, no longa a admiração dos moradores se transforma em desprezo a medida que vão conhecendo as ideias e posições do escritor, principalmente quando tomam conhecimento do conteúdo de suas obras, que retratam criticamente a vida provinciana de Salas. Neste caso, vale a máxima de que "ninguém é profeta em sua própria terra".

 

O CIDAÇÃO ILUSTRE (El ciudadano ilustre)

Direção: Gastón Duprat e Mariano Cohn

Roteiro: Andrés Duprat

Elenco: Oscar Martínez, Dady Brieva, Andrea Frigerio

Ano: 2016

País: Argentina e Espanha

Duração: 118 min.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.