Notícias

O multi-instrumentista Vinícius Mendes é o convidado do terceiro episódio do podcast de música do Centro Cultural UFMG

O Podcast Recitais é um projeto que pretende disponibilizar mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à música.

No terceiro episódio do Podcast Recitais tivemos um bate-papo com o multi-instrumentista Vinícius Mendes, que nos conta sua trajetória e interesse pelo mundo da música. Seu primeiro contato e influência foi através de seu pai, que sempre ouviu muita música em casa e colecionava diversos vinis, contribuindo para que ele se envolvesse de forma bem natural com esse universo. Atualmente ele não se vê fazendo outra coisa que não seja a música, ainda que já tenha trabalhado em outras áreas.

Vinícius descreve sua relação com a música improvisada e instrumental, que vem desde a época dos discos de seu pai, onde ele já percebia nas canções certa liberdade em alguns trechos, que mais tarde ele veio tomar conhecimento que era a improvisação. Essa sonoridade o conduziu diretamente para o Jazz, que é basicamente criação em tempo real, música improvisada, a qual tem admiração.

Seu primeiro contato formal com teoria musical foi aos 19 anos, no Centro de Formação Artística e Tecnológica do Palácio das Artes (CEFART), em seguida se ingressou na Escola de Música da UFMG, de onde vem a sua formação. O artista vê na improvisação uma metodologia didática muito interessante para desenvolver suas ideias nos instrumentos, além de ser uma ação humana muito criativa e espontânea. Ele explica como é a dinâmica do trabalho individual e em grupo e como eles relacionam e exploram essa improvisação livre com diversos instrumentos e personalidades para criar uma nova sonoridade.

O músico compartilha algumas experiências musicais e relembra trabalhos já realizados, como o Festival Improvisada de Música (FIM), que aconteceu em 2019 no Centro Cultural UFMG, os concertos com o Free Jazz Quarteto e o grupo Vórtice, além do disco NAU, gravado em 2015 com os músicos Cliff Korman (piano), Trigo Santana (contrabaixo) e Gabriel Bruce (bateria).

Para finalizar, Vinícius nos diz quais são as perspectivas e expectativas para 2021, como ele tem lidado com as questões acadêmicas, ensaios, gravações, produções musicais e shows neste momento de isolamento social e nos dá um spoiler sobre a gravação do disco Macunaímo Tardio e a filmagem de um minidocumentário sobre esse disco, que vêm por aí.

Para ouvir o podcast na íntegra acesse o link a seguir: https://spoti.fi/2R0sJcA

Conheça mais sobre Vinícius Mendes em: https://bit.ly/2RzuXjb

O Podcast Recitais é um projeto que pretende disponibilizar mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à música. A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o universo musical, além de dar visibilidade aos artistas, que estão tendo que encontrar formas de se reinventar neste momento de distanciamento social. Os convidados terão espaço para apresentarem seus trabalhos autorais, sejam os que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados.

Projeto Podcast Recitais
O podcast de música do Centro Cultural UFMG.
Uma vez por mês no Spotify: https://spoti.fi/37VZnRa

Siga o Centro Cultural UFMG nas Redes Sociais e fique por dentro da programação!
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
Twitter: https://twitter.com/ccultufmg
Spotify: https://spoti.fi/37VZnRa

Foto: Arquivo Pessoal

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.