Notícias

GUTO MUNIZ realiza exposição fotográfica virtual

Um dos maiores fotógrafos brasileiros - com 34 anos dedicados ao registro de espetáculos de artes cênicas de diversas partes do Brasil e do mundo - expõe uma seleção de cerca de 230 imagens que revelam 15 anos da história do Festival de Teatro de Bonecos

No dia 15 de maio, sábado, a partir das 19h, acontece a abertura da exposição virtual “Festival Internacional de Teatro de Bonecos – 15 anos”, evento criado por Lelo Silva e sua companheira, Adriana Focas, também fundadores da Catibrum Teatro de Bonecos. Concebida e organizada pelo fotógrafo Guto Muniz, a exposição traz cerca de 230 fotografias de espetáculos apresentados em 15 edições do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte - período em que o festival se transforma em um dos mais importantes eventos de teatro de bonecos do país, com reconhecimento internacional. A exposição fica exposta, de forma permanente, no site www.focoincena.com.br.

O bonequeiro Lelo Silva, homenageado da exposição, faleceu aos 53 anos, em novembro de 2019, vítima de um câncer. Poucos meses depois, durante o isolamento em casa, Guto Muniz retomou a organização do seu acervo e encontrou registros preciosos do festival - ainda não catalogados -, que tinham sido realizados por ele, juntamente com sua equipe de parceiros formada por Kika Antunes, Nereu Jr e Marco Aurélio Prates. “Entendi que uma exposição virtual que pudesse disponibilizar essas imagens para o público, nesse momento de pandemia, seria uma boa homenagem. Lelo deixou enorme contribuição para o teatro de animação nacional”, afirma.

Guto Muniz relata que o festival expandiu a visão do público belo-horizontino para as mais diversas formas de fazer o teatro de bonecos. “Além do Giramundo, que já é uma grande referência para nós, e de outras companhias mineiras, BH teve acesso a espetáculos das mais variadas técnicas que eram trazidos por importantes companhias nacionais e internacionais como Cia. Pequod (RJ), Cie. Phillipe Getty (França), Cia. La Cònica/Lacònica (Catalunha/Espanha), Teatro Hugo e Inês (Peru), Cia. Moving People (Reino Unido), entre muitas outras”.

Durante o percurso pela exposição, o público faz uma viagem no tempo com acesso a imagens de espetáculos originários de diversos estados brasileiros e de dezenas de países, registradas entre 2000 a 2015. A busca é simples e feita a partir das edições dispostas em ordem cronológica. Cada espetáculo será representado por uma fotografia que trará, em sua legenda, o nome do espetáculo, da companhia, sua procedência e a sinopse daquele trabalho.

Criada em 2012, a plataforma Foco in Cena reúne o acervo do artista de mais de três décadas dedicadas às artes cênicas. São cerca de 12 mil fotografias de 800 espetáculos de artistas e grupos de teatro, circo, dança e performance de várias partes do Brasil e do mundo. Segundo o fotógrafo Guto Muniz, o principal objetivo desta exposição do Festival de Bonecos se confunde com o propósito do site, “que é resgatar a história e preservar a memória das artes cênicas, através da cobertura fotográfica. Uma forma de reverenciar a rica experiência proporcionada a cada evento desses, pelo público”.

Esta exposição fotográfica virtual foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais.

FICHA TÉCNICA

Fotógrafos: Guto Muniz, Kika Antunes, Marco Aurélio Prates e Nereu Jr.

Seleção de fotos, tratamento e montagem da exposição: Guto Muniz

SOBRE LELO SILVA

Lelo é diretor, manipulador, roteirista, dramaturgo e criador dos bonecos dos espetáculos da Catibrum Teatro de Bonecos, fundada por ele e sua companheira Adriana Focas, em 1991. A companhia pesquisava técnicas de manipulação e as manifestações e mitos populares brasileiros que serviam de base para construção estética e dramatúrgica dos espetáculos. Durante sua trajetória, Lelo recebeu diversos prêmios, entre eles: espetáculo “Homem Voa?”: Prêmio Usiminas Sinparc de melhor direção - Prêmio Usiminas Sinparc de melhor iluminação - Prêmio Usiminas Sinparc de melhor espetáculo; Espetáculo O Som das Cores Prêmio Sinparc melhor texto - Prêmio Sinparc melhor cenografia. Também atuou como coordenador e professor de oficinas de montagem de teatro de bonecos e, em 2000, criou o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, no qual fez a coordenação, curadoria e produção do Festival, durante 15 edições, período em que o evento tornou-se referência mundial no gênero.

Foto: Guto Muniz

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.