Notícias

“Mãe Nossa”, de Gisele Moura, na Galeria do PIC

No mês das Mães, a Galeria de Arte do PIC Cidade recebe a exposição “Mãe Nossa”, da artista plástica Gisele Moura. Trata-se de uma exposição que homenageia a maternidade em todas as suas formas, através da iconografia da Mãe e da Deusa, que povoam o inconsciente coletivo das mais diversas culturas, através da história da humanidade. São 20 pinturas em acrílica sobre tela e sobre outros materiais, inspiradas no livro “A Mãe e a Espiritualidade”, do autor suíço Gwenael Verez, editado na França em 1995.

 

Gisele Moura é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. “Esse é um título que me acrescentou experiências e algumas técnicas, porém não mais importantes do que a vivência de desenhar viagens em caderninhos que minha mãe levava, com lápis de cor, para que pudéssemos fazer registros, aprendendo a ver e reler nossas impressões através de traços e cores”, conta ela.

 

Fez exposições, ilustrações para livros, cenários, fotografias, pinturas murais e corporais, artesanato. Morou em Granada, na Espanha, onde teve o privilégio de contemplar a arte moura, tão rica em detalhes, fontes e fé. Em Valparaíso, no Chile, onde descobriu que um povo introspectivo e sofrido pode se transcender através das cores de suas casinhas nos morros e de um emaranhado de fios de luz que desenham, pelas ladeiras estreitas, as linhas de suas vidas misteriosas. Morou também no Tocantins, próximo à Ilha do Bananal, onde conheceu o cuidado estético e o esmero com que os caboclos cuidam de suas casas isoladas no coração do Brasil.

 

“Dancei muito! Dança indígena, espanhola, chilena, cubana, nordestina, mineira... acho que minha obra dança um pouco também. Vivenciei a cultura popular de diversas partes do Brasil, ao participar, por alguns anos, de um grupo de danças brasileiras. Aprendi muito com nosso povo simples, sábio e hospitaleiro. Observei a natureza de todos os lugares por onde passei, a diversidade estética e cultural e me encantei com a ciranda pernambucana, que representa tão bem a mistura de raças, credos, experiências e culturas que dançam juntas de mãos dadas. Até hoje minhas pinturas giram em círculo e em espiral, buscando esse ideal”, explica Gisele.

 

A exposição “Mãe Nossa”, permanece aberta ao público de 12 de maio a 6 de junho,a na Galeria de Arte do PIC Cidade, na Rua Cláudio Manoel, 1185 - Funcionários. A artista se disponibiliza a receber escolas e universidades que tenham interesse em visitar a exposição com acompanhamento. O contato para agendar a visita guiada é (31) 96115014 ou através do email  [email protected]

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.