Notícias

Prorrogadas as inscrições de propostas para o Noturno nos Museus 2015

A Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), prorrogou para até dia 27 de maio o prazo de inscrições de propostas de ações culturais para o “Noturno nos Museus 2015”, que acontece em julho. Interessados devem entregar as propostas ou postá-las via Sedex até a data limite. As inscrições são gratuitas. O regulamento completo, bem como a ficha de inscrição podem ser consultados no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

 

Podem se inscrever artistas e grupos que desenvolvam trabalhos artísticos para palcos, espaços públicos ou espaços alternativos. Podem ser apresentadas propostas de palestras, oficinas, minicursos, exibição de curtas-metragens, desfiles, site-specific/instalação, performances em artes visuais, saraus e contações de histórias. As propostas devem estar relacionadas às áreas de Artes Visuais, Moda, Patrimônio e Memória, Audiovisual, Arquitetura, Urbanismo e Design. Cada proponente pode inscrever no máximo 2 projetos.

 

A Comissão de Organização do Noturno nos Museus avaliará a documentação enviada e a adequação das propostas com as respectivas áreas. Para a classificação dos espetáculos, os museus e instituições museológicas participantes serão os curadores e farão a seleção das propostas com base na qualidade artística e técnica, bem como sua adequação ao espaço disponível e linha de atuação da instituição.

 

O Noturno nos Museus

A Noturno nos Museus entrou de vez no calendário cultural de Belo Horizonte. O evento já era realizado com sucesso em algumas das grandes metrópoles mundiais e, em 2013, a capital mineira trouxe o formato do evento pela primeira vez ao Brasil. Na última edição, em 2014, o evento teve a participação de 33 instituições da capital e contou com cerca de 18 mil visitantes.

 

No evento, as principais instituições museológicas da cidade (públicas e privadas) abrem suas portas durante a noite e a madrugada oferecendo ao público uma programação diversificada com exposições, shows musicais, peças de teatro, apresentações de dança, performances de artes visuais, entre outros.

 

O Noturno nos Museus 2015 acontece na noite do dia 17 para 18 de julho de 2015.


Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.