Notícias

SamBRA: Após temporada de sucesso no RJ e SP, espetáculo chega a BH e mais quatro capitais

Escrito e dirigido por Gustavo Gasparani, o musical, que marcou a estreia de Diogo Nogueira como ator, chega a Belo Horizonte para curta temporada.

Mescla de musical e show, o espetáculo “SamBRA”, já visto por 18 mil pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, visita a história do samba e de seus baluartes, contando a trajetória deste gênero musical em homenagem a seus 100 anos de existência. O espetáculo, que marcou a estreia do cantor e compositor carioca Diogo Nogueira como ator, à frente de um grande elenco, chega a Belo Horizonte, onde ocupará o grande teatro do Palácio das Artes, no final de semana dos dias 29 e 30 de maio. Além de BH, o espetáculo será visto ainda pelo público de Salvador (Teatro Castro Alves, 4 e 5 de junho), Brasília (Espaço Cultural Brasília – Shopping Iguatemi, dias 11 e 12 de junho), Porto Alegre (Teatro Oi Araújo Vianna, dias 16 e 17 de junho) e Curitiba (Teatro Guaíra, 19 e 20 de junho). Mais informações, abaixo, em “Serviço”.

 

Escrito e dirigido por Gustavo Gasparani, a montagem, que é apresentada por Bradesco  e patrocinada pela Localiza, leva a assinatura da Musickeria CORP e Aventura Entretenimento. Juntas, as duas empresas apostaram na ideia de Washington Olivetto, que as uniu ao Bradesco para contar a história do centenário do gênero musical mais característico do país. “SamBRA” é um projeto multiplataforma, que prevê diversas outras ações, como o lançamento de um livro, um ambiente web, uma Web Rádio e um ciclo de encontros.

 

“A Localiza acredita que o SamBRA é um projeto cultural como poucos: além de ser um grande espetáculo musical e, ao mesmo tempo, um show, com grande elenco e de altíssimo nível, é um projeto multiplataforma, que possibilita ao patrocinador ativar sua marca de forma ampla, em diversos canais de comunicação com o mercado e, além disso, circular em grandes cidades do nosso país. Estamos orgulhosos com essa grande parceria”, Carolina Lima, Coordenadora de Marketing Promocional.

 

No Rio de Janeiro e em São Paulo, “SamBRA” teve oito apresentações, que reuniu baluartes do samba e da música, comoBeth Carvalho, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Monarco, Caetano Veloso, Marisa Monte, entre vários outros.

 

O espetáculo é composto de prólogo, abertura e mais 14 quadros. Com cerca de duas horas e trinta minutos de duração, o espetáculo contém cerca de 70 músicas cantadas e 25 outras que ligam as canções em formato de texto. A narrativa é feita de forma quase cronológica e conta desde a história de “Pelo Telefone”, supostamente o primeiro samba gravado no país, passa pelo berço do samba, a Praça XI, visita os morros cariocas, o teatro de revista, fala de boemia e malandragem, passeia pelo samba politizado, pelos subúrbios cariocas e deságua na apoteose do samba na Avenida, no desfile das escolas de samba. Todos os grandes nomes deste gênero musical são lembrados: Pixinguinha, Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, Donga, João da Baiana, Sinhô, Ismael, Tia Ciata, Francisco Alves, Carmen Miranda, Grande Otelo, Cartola, João Nogueira, Clara Nunes, Paulo Cesar Pinheiro, Noel Rosa, Chico Buarque, Billy Blanco, Martinho da Vila, o Cacique de Ramos, Jorge Aragão, Silas de Oliveira, Beth Carvalho, Paulinho da Viola e muitos outros.

 

“SamBRA é uma grande viagem, irreverente e lúdica, onde o samba é a inspiração, o protagonista”, explica o autor e diretor do espetáculo, Gustavo Gasparani, que mergulhou durante três meses em uma profunda pesquisa, para a criação do texto. “Nossa busca foi por um olhar diferente, que fugisse do óbvio, uma forma nova de cantar o samba, sem perder a essência. Me fixei nos movimentos, na chegada do choro, na relação do teatro com o samba, na irreverência das revistas, na importância da Praça XI, na explosão do rádio. Mas não é calcado no racional, pelo contrário, é feito pra emocionar, pra mexer com o público.”

 

Projeto Multiplataforma

SamBRA não é apenas um musical, mas também um projeto multiplataforma. Além dos espetáculos presenciais, o projeto prevê a criação de outras plataformas que acontecerão paralelamente às apresentações do espetáculo. Uma das primeiras ações será a criação de um portal integrado às redes sociais, com conteúdos relevantes sobre os 100 anos de samba, como entrevistas, imagens históricas e uma linha do tempo que apresentará, de forma gráfica e cronológica, a história do movimento. Também entrará no ar uma Web Rádio, que contará a história do samba em uma seleção de músicas disponível gratuitamente através das plataformas web e  mobile.

 

O projeto prevê também o lançamento de um livro, que terá entrevistas, curiosidades e uma seleção de imagens para contar a história dos 100 anos de samba, em versões física e e-book adaptado paratablets. Será realizado também um Ciclo de Encontros SamBRA, com a presença de notáveis como jornalistas, pesquisadores e compositores que falarão sobre a história do samba e a importância do gênero como expressão cultural brasileira.

 

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.