Notícias

POETA MODERNISTA ACHILLES VIVACQUA É TEMA DE PALESTRA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS, DIA 29/5

ENCONTRO FAZ PARTE DO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

A Academia Mineira de Letras recebe no dia 29 de maio, às 19h30, a palestra Achilles Vivacqua: 90 anos da publicação de ‘Serenidade’, com Juliana Cristina de Carvalho, doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Achilles Vivacqua foi um poeta e escritor modernista. Nasceu em Muniz Freire, no Espírito Santo, e mudou-se com a família para Belo Horizonte em 1920. Sua numerosa família fixou residência na capital mineira, em um casarão localizado próximo à praça da Liberdade, mais especificamente na rua Gonçalves Dias, nº 1.218. Apesar da saúde frágil, o jovem Achilles participou efetivamente da cena literária da cidade e, com o passar do tempo, a casa se consolidou como um importante espaço cultural. O Salão Vivacqua, como o solar ficou conhecido, sediou encontros intelectuais frequentados por grandes nomes, como Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava.

Por meio de uma escrita versátil, Achilles Vivacqua escreveu poemas, contos, crônicas de moda, ensaios, resenhas críticas nas páginas dos principais jornais e revistas de Minas e de outros estados. Em 1928, publicou seu único livro, por edição própria. Trata-se de “Serenidade”, obra composta por poemas curtos.

A palestra na Academia visa apresentar o autor, discutir a leitura poética de “Serenidade” e o contexto literário em que a poesia de Achilles Vivacqua se insere, bem como sua relevância no modernismo mineiro e brasileiro.

Sobre a palestrante:

Juliana Cristina de Carvalho é mestre em Estudos Literários pela UFMG e doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa na PUC Minas. Desde a graduação, ela se interessa por temas ligados ao modernismo em Belo Horizonte e se dedica aos estudos da obra de Achilles Vivacqua. Sua dissertação de mestrado intitulada “O modernismo em Belo Horizonte: a contribuição de Achilles Vivacqua” foi defendida em 2014 e já é referência para os estudos do autor.

Foto: Guto Cortes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.