Notícias

Festival Online Orquestra Petrobras - Guns N' Roses Sinfônico

O festival, que acontece de 24 a 27 de junho no canal de YouTube da Orquestra, tem o objetivo de democratizar a música de concerto, trazendo concertos que passeiam do clássico ao pop, encantando todas as idades

Já imaginou ouvir 'Welcome to the Jungle", "Sweet Child O’Mine" e "Patience" com violinos elétricos no lugar dos solos de guitarra? “Guns N’ Roses Sinfônico” é uma das apostas da Orquestra Petrobras Sinfônica na 3ª Edição do Festival Online, que acontece de 24 a 27 de junho. O objetivo é mostrar mais uma vez que é possível unir concerto de música clássica com pop e rock, e emocionar até mesmo o público que não está habituado a ouvir música de concerto. Durante os quatro dias de festival, será apresentado um repertório diversificado e inovador, onde o Barroco de Händel, o rock do Guns N’ Roses, o pop do Michael Jackson e os clássicos de Villa-Lobos e Mozart se encontram em uma programação que foi cuidadosamente pensada para tornar a música de concerto plural, múltipla, e que dialogue com todos os públicos. A emoção contagiará até as crianças, com uma apresentação de “Balão Mágico Sinfônico”. Muitos adultos irão cantarolar em casa os versos de SuperFantástico! Ainda sem público, o festival será transmitido gratuitamente no canal do YouTube da Orquestra Petrobras Sinfônica (https://www.youtube.com/user/OPESinf).

 “Com o concerto dedicado à banda Guns N’ Roses, mais uma vez a Petrobras Sinfônica se destaca como pioneira em trazer repertórios inusitados e sem a presença de solistas, mostrando a orquestra na sua totalidade e todo o seu potencial em interpretar qualquer tipo de repertório. Vamos apresentar dois violinos elétricos solistas e violoncelo elétrico, então todo os solos do Slash (guitarrista da banda) estão garantidos, e a voz inconfundível do Axl Rose estará presente através dos naipes da orquestra. Estamos todos animados e preparados para entrar no clima do rock”, completa animado Felipe Prazeres, regente e spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica.  

 

Clássicos 

A Petrobras Sinfônica apresentará, durante o festival, quatro concertos clássicos que darão ênfase a diferentes períodos e estilos da música clássica, desde o período Barroco, com concerto do alemão erradicado na Inglaterra Georg FriedrichHändel, à música brasileira. “Estamos animados para interpretar Händel, grande compositor do período Barroco, e, também, em realizar uma homenagem à efeméride aos 230 anos de morte de Mozart, um dos compositores mais aclamados pelas orquestras ao redor do mundo. Para a gente é sempre um prazer interpretar o repertório clássico e fazê-lo chegar ao grande público”, pontua Felipe.  

Na estreia do festival, quinta-feira, dia 24, serão apresentados o “Clássico Brasil”, com obras dos compositores Ernani Aguiar (Concertino para violino, violoncelo e orquestra de cordas)e Edino Krieger (Divertimento para orquestra de cordas), sob regência de Carlos Prazeres, e em seguida, “Clássico Mozart”, com regência de Marcos Arakaki, apresentando Concerto para oboé, em Dó maior e Sinfonia nº 35, em Ré maior, do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Na sexta-feira, dia 26, será a vez do “Convidados Clássicos”, com o gaitista Gabriel Grossi, interpretando a obra Concerto para harmônica e orquestra, do compositor Heitor Villa-Lobos, sob regência de Carlos Prazeres. No domingo, dia 27, será a vez do “Clássico Barroco”, sob regência de Felipe Prazeres, apresentando o melhor da literatura de concerto com grandes nomes da música barroca, com obras do compositor alemãoGeorg Friedrich Händel(Concerto grosso em fá maior, op. 3, nº 4 e Música para os reais fogos de artifício). 

 

Pop – Guns N’ Roses Sinfônico e Thriller Sinfônico

Sexta é dia de Rock Sinfônico! Dia 25 de junho, a Petrobras Sinfônica vai apresentar o concerto inédito Guns N´Roses Sinfônico, com 15 sucessos da banda norte-americana. Com mais de 100 milhões de cópias vendidas e seis álbuns lançados, a banda do lendário Axl Rose vai entrar para a história da Petrobras Sinfônica. Itamar Assiere, Jessé Sadoc, Ricardo Cândido e Gilson Santos são os responsáveis por criar os arranjos sinfônicos para músicas como Sweet Child O’Mine, Patience, Welcome to the Junglee Paradise City. Quem já está ansioso?

Lançado em 1982, “Thriller”, de Michael Jackson, ainda é o álbum mais vendido da história: já ultrapassou a marca de 110 milhões de cópias. Após apresentações memoráveis no Rio e em São Paulo, esse feito poderá ser visto novamente no sábado, dia 26.Com bateria e baixo elétrico ao lado da orquestra, visando manter o contagiante groove original de petardos como Wanna Be Startin’ Something, Beat ite Bille Jean, o espetáculo “Thriller Sinfônico” tem arranjos assinados por Marcelo Caldi, Mateus Freire e Jessé Sadoc.

 

Infantil – Balão Mágico Sinfônico e Coletânea Infantil 

Com regência de Felipe Prazeres e as vozes da soprano Juliana Franco e do barítono Marcelo Coutinho, no sábado, os clássicos de uma das mais famosas bandas infantis nacionais vão encantar adultos e crianças no concerto “Balão Mágico Sinfônico” e, no domingo, uma coletânea de músicas infantis. No repertório, não poderiam faltar as músicas “Superfantástico”, “Amigos do Peito” e “Lindo Balão Azul, que ficaram famosas nas vozes de Simony e Jairzinho, da Turma do Balão Mágico. 

 

Protocolos de segurança

Para a realização das transmissões online, a Orquestra Petrobras Sinfônica segue estritamente todas as orientações da OMS, responsável pelo controle da pandemia na cidade do Rio de Janeiro e no país. Foram implementados diversos protocolos de segurança, com aconselhamento das autoridades sanitárias da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como distanciamento de dois metros entre os músicos, confecção de chapas de acrílicos para músicos de sopro, testagem de todos os membros para o COVID-19 (RT-PCR), aconselhamento permanente de um profissional responsável pela higienização de pessoas, superfícies, instrumentos e objetos, entre outros. 

 

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica 

Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. 

 

Modelo de gestão 

A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.  

 

Sobre a Petrobras 

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

 

ProgramaçãoFESTIVAL ONLINE 24 A 27/06 - VIVO RIO

24/06, QUINTA-FEIRA

17H - CLÁSSICO – BRASIL

Carlos Prazeres, regente

Carlos Mendes, violino

Hugo Pilger, violoncelo

FRANCISCO BRAGA

Aubade

ERNANI AGUIAR

Concertino para violino, violoncelo e orquestra de cordas

I. Divertimento | Allegro molto

II. Seresta (de Ouro Preto) | Alla brasiliana

III. Samba (RONDÓ) | Allegro

EDINO KRIEGER

Divertimento para orquestra de cordas

I. Allegretto | Tranquilo e cantabile

II. Seresta | Andante expressivo

III. Variações e presto | Deciso

 

21H - CLÁSSICO - MOZART

Marcos Arakaki, regente

Rodrigo Herculano, oboé

WOLFGANG AMADEUS MOZART

Concerto para oboé, em Dó maior, KV. 314

I. Allegro aperto

II. Adagio non troppo

III. RONDO | Allegretto

IV. La Réjouissance | Allegro

V. Menuets 1 e 2 |

Sinfonia nº 35, em Ré maior, KV. 385, “Haffner”

I. Allegro com spirito

II. Andante

III. Menuetto

IV. Presto

 

25/06, SEXTA-FEIRA

17H - CONVIDADOS CLÁSSICOS 

Carlos Prazeres, regente

Gabriel Grossi, harmônica

HEITOR VILLA-LOBOS

Sinfonietta nº 1

I. Allegro justo

II. Andante non troppo

III. Andantino

Concerto para harmônica e orquestra

I. Allegro moderato

II. Andante

III. Allegro

 

21H - GUNS N’ ROSES SINFÔNICO

Felipe Prazeres, regente

Welcome to the jungle

Civil war

Paradise city

Ain’t it fun

November rain

Shadow of your love

Live and let die

Don’t cry

Sympathy for the devil

Since I don’t have you

Knockin’ on haven’s door

Yesterdays

Patience

You could be mine

Sweet child o’mine

 

26/06, SÁBADO

17H - BALÃO MÁGICO SINFÔNICO

Felipe Prazeres, regente

Juliana Franco, soprano

Marcelo Coutinho, barítono

Superfantástico abertura

Amigos do peito

Tem gato na tuba

A galinha magricela

Ursinho pimpão

Baile dos passarinhos

Ai meu nariz

Meninos e meninas

Coração de papelão

Lindo balão azul

Amigo planeta

Superfantástico

 

21H - THRILLER SINFÔNICO

Felipe Prazeres, regente

Thriller – Abertura Sinfônica

Wanna be starting something

Baby be mine

The girl is mine

Thriller

Beat it

Billie Jean

Human nature

P.Y.T

The lady in my life

 

27/06, DOMINGO

11H - COLETÂNEA INFANTIL

Felipe Prazeres, regente

Juliana Franco, soprano

Marcelo Coutinho, barítono

TURMA DO BALÃO MÁGICO

Amigos do peito

versão de Edgard Poças 

arranjo de Mateus Freire

ARCA DE NOÉ

As abelhas

arranjo de Mateus Freire

ARCA DE NOÉ

O girassol

arranjo de Mateus Freire

MUNDO BITA

Xic-xic-xic

arranjo de Ivan Zandonade

MUNDO BITA

Dinossauros

arranjo de Ivan Zandonade

JOHANN STRAUSS JR.

Pizzicato polka

PAUL FRANCIS -WEBSTER

ROBERT HARRIS

Homem Aranha: tema de 1967

arranjo de Ricardo Candido

DANNY ELFMANN

Alice no país das maravilhas

arranjo de Ricardo Candido

ALAN ARKIN

BOB CAREY

ERIK DARLING

Banana boat song (Day-O)

arranjo de Ricardo Candido

EDGAR YIPSEI HARBURG

HAROLD ARLEN

Além do arco-íris

transcrição e arranjo de Ricardo Candido

CESAR GUERRA-PEIXE

Mourão

SEVERINO DIAS DE OLIVEIRA

MARIA DA GLÓRIA GADELHA

Feira de mangaio

arranjo de Dudu Viana

 

16H - CLÁSSICO - BARROCO

Felipe Prazeres, regente

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL

Concerto grosso, em Fá maior, op. 3, nº 4, HWV 315

I. Andante

II. Andante

III. Allegro

IV. Allegro

Música para os reais fogos de artifício, HWV. 351

I. Abertura | Adagio

II. Bourré

III. La Paix | Largo ala sicilliana

IV. La Réjouissance | Allegro

V. Menuets 1 e 2 |

 

Confira a programação completa em: www.petrobrasinfonica.com.br

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.