Notícias

Lançamento do DVD "Amaranto e Orquestra de Câmara de Ouro Branco" no Cine Santa Tereza

O Amaranto fará o lançamento do DVD Amaranto e Orquestra de Câmara de Ouro Branco no próximo dia 30 de junho, sexta-feira, às 19:30 h, na sala de cinema do Cine Santa Tereza seguido de um bate-papo (com músicas) com o público. 

O ano de 2016, ano em que o grupo vocal mineiro Amaranto completou 18 anos de carreira, ia passar batido se o trio não decidisse tornar um sonho realidade, com a ajuda de seu público.

O Amaranto quis registrar em um DVD músicas que marcam sua carreira, com arranjos orquestrais. Alguns dos arranjos que serão gravados haviam sido feitos em 2015, pelos arranjadores Alexandre Guimarães, Cláudio Lage e Renato Goulart, para um concerto realizado com a Orquestra de Câmara de Ouro Branco e o Coral Infantil da Casa de Música de Ouro Branco. A experiência foi tão rica e valiosa que o trio quis repetir este encontro no projeto do DVD.

A Casa de Música de Ouro Branco, que existe naquela cidade há 15 anos, desde seu surgimento teve o propósito de valorizar a formação de novos instrumentistas. Proposta afinada com a história do Amaranto, que sempre foi ligado ao ensino da música e que frequentemente oferece oficinas de música para todos os públicos. Flávia Ferraz, uma das cantoras, inclusive já lecionou violão para crianças em Ouro Branco, no conhecido evento "Semana da Música de Ouro Branco", que Kênia Libânio, diretora da escola, organiza anualmente. O Amaranto acredita no poder transformador que a arte e a música exerce no ser humano e poder estar junto de uma orquestra jovem, de pessoas que estão no início da carreira musical, estimula e alegra o trio.

Durante 50 dias, o grupo hospedou no site CATARSE uma campanha de financiamento coletivo para cobrir os custos de produção do DVD. A campanha foi um grande sucesso superando sua meta de arrecadação e contando com 369 apoiadores via site CATARSE e 23 apoiadores diretos.

O DVD foi gravado no Estúdio Acústico, em Belo Horizonte, no dia 6 de novembro, aproveitando a disponibilidade de agenda de uma equipe que envolveu mais de 40 pessoas, todas doando trabalho para que o financiamento coletivo se tornasse viável. O maestro Charles Roussin, que regeu a orquestra, está fazendo seu doutoramento em Portugal e teve alguns dias de presença no Brasil apenas em novembro, e por isso a gravação aconteceu antes mesmo de finalizada a campanha de captação de recursos. Agora, realizado o sonho do Amaranto, será lançado o DVD com a ajuda daqueles que acreditam no valor de seu trabalho.

O Amaranto apresentará o DVD na sala de cinema do Cine Santa Tereza seguido de um bate-papo com o público, além de algumas músicas. O evento acontecerá no dia 30 de junho, sexta-feira, às 19:30 h. Entrada franca.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.