Notícias

Rubinho do Vale lança CD – livro, “Inventa”

Dedicado ao público infantil, disco traz músicas inéditas, parcerias e adaptações de cantigas folclóricas

No dia 3 de agosto, às 16 horas, no Teatro Dom Silvério, em Belo Horizonte, o cantor e compositor Rubinho do Vale lançará Inventa, seu novo trabalho. O show de estréia terá a participação especial de Mônica Horta e Regina Mori, vocalistas de Rubinho; Daniel do Rap, cantor, compositor e oficineiro na capital, gari da SLU há 18 anos; e Francisco Marques, o Chico dos Bonecos.

 

Neste disco, Rubinho mantém as temáticas características de seu trabalho, dentre elas, as brincadeiras, os brinquedos e a natureza. O cantador, como prefere ser chamado, dá especial atenção as melodias e à simplicidade em se comunicar com as pessoas por meio da música, fazendo da arte um agente transformador para um mundo melhor.

 

A direção musical e os arranjos do novo CD são de Fernando Rodrigues e do próprio Rubinho do Vale. O cantor fez parcerias com o José Aragão e Naiara Jardim, acompanhado da banda que se apresenta ao seu lado em shows por todo o país, composta por Waldir Cunha (baixo), Fernando Rodrigues (violão e guitarra), Pedrinho Moreira (percussão), Zeca Magrão (percussão), Fabiano Zan (sax e flauta), Mônica Horta e Regina Mori (vocais).

O CD Inventa teve, também, a participação de Petros de Barros, um garoto que se vestiu de gari e enfeitou a sua festa de aniversário com material de trabalho destes profissionais, como sacolas de lixo e lixeiras. Inspirado pela história do garoto e pela vida dos garis, Rubinho do Vale compôs “O Gari”. O compositor homenageou, também, os carteiros, com a música “O Carteiro Poeta”.

A proposta do músico para este CD-livro valoriza a brasilidade, com canções alegres e divertidas, que agradam crianças e adultos. Uma música para que toda a família possa ouvir e refletir, como em “Arco-íris”, composição na qual Rubinho convida o público para “ver o arco-íris lá no pé da serra fazendo aliança do céu com a terra / vem ver o arco-íris lá no pé da serra, trazendo a esperança de não ter mais guerra”, uma brincadeira de palavras, sons e rimas.

 

Conheça Rubinho do Vale

O cantor e compositor mineiro, natural do Vale do Jequitinhonha, ganhou seu primeiro instrumento durante a sua infância, um acordeão, presente do seu pai. Ao concluir a oitava série, ganhou da mãe um violão e se apaixonou de vez pela música. Para se formar em engenharia, Rubinho se mudou para Belo Horizonte e, em seguida, foi para Ouro Preto, devido a sua aprovação no vestibular da Escola de Minas da cidade, no curso de Engenharia Geológica. Pelas ladeiras deste município histórico, o músico participou de festivais universitários e conheceu grandes artistas brasileiros. O contato com a música do Grupo Raízes foi fundamental para o cantor perceber a sua origem e cultura, levando-o a se dedicar ainda mais a música, mesmo que de forma autodidata e com muito esforço.

 

Ao retornar para a capital mineira, o compositor deu início a uma de suas características, a defesa da sua terra, do seu povo e de seus valores, por meio da sua música e de sua voz. Nesta caminhada, o cantor fez muitos amigos, entre eles Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira, Gonzaga Medeiros, Titane e Dércio e Doroty Marques. Junto com o parceiro Tadeu Martins, Rubinho fundou o grupo musical Terrasol e iniciou as suas viagens pelo interior mineiro. O cantor também se apresentou em universidades, sindicatos, associações de bairros, feiras e teatros. Com sua música para crianças e adultos, alcançou o reconhecimento e partiu para turnês pelo Brasil e exterior.

 

Seu trabalho na área da educação, com a inserção de suas composições em materiais pedagógicos, foi reconhecido por meio da Medalha do Mérito da Educação, em 2002, pelo governo mineiro. Em 2003, Rubinho recebeu das mãos do então Ministro Gilberto Gil e do Presidente Lula, a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, a maior condecoração do governo brasileiro aos artistas e intelectuais do país pelo reconhecimento de sua obra.  

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.