Notícias

Lázaro Ramos fala sobre o longa-metragem Moonlight nesta quinta-feira em evento on-line e gratuito do projeto Meu Filme Favorito

A convite do Instituto Ling, o ator, apresentador, cineasta e escritor analisa a obra que foi vencedora de mais de duzentos prêmios. O encontro tem mediação do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina

Em sua segunda edição on-line, o projeto Meu Filme Favorito receberá o ator, apresentador, cineasta e escritor Lázaro Ramos para comentar uma das suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016). Vencedor de mais de duzentos prêmios, o filme apresenta a jornada de um garoto negro na periferia de Miami, mostrando desafios relacionados a sua raça e sexualidade, enquanto ele busca alcançar os seus sonhos. A produção cinematográfica levou três estatuetas do Oscar em 2017, incluindo a de melhor filme, a de melhor ator coadjuvante para Mahershala Ali e a de roteiro adaptado para Barry Jenkins, que também assina a direção da obra, e Tarell Alvin McCraney.
 
Promovido pelo Instituto Ling e mediado pelo jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina, o bate-papo virtual poderá ser acompanhado ao vivo e gratuitamente nesta quinta-feira, dia 30 de julho, a partir das 16h. A atividade será transmitida pela plataforma Zoom, com possibilidade de interação entre o público e os debatedores. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br. As vagas são limitadas a quinhentos inscritos.

Moonlight – Sob a Luz do Luar garantiu o Oscar de melhor ator coadjuvante a Mahershala Ali


Lázaro Ramos é ator, apresentador, cineasta e escritor. Iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. É um dos mais reconhecidos atores do cinema nacional, com participação em mais de 30 filmes, como Madame Satã (2002), Meu Tio Matou um Cara (2004) e Ó Pai, Ó (2007). Em 2005, recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em 2019, foi ganhador do Troféu Oscarito, prêmio do festival de Gramado dedicado a atores que marcaram o cinema brasileiro. Participou de inúmeras novelas da Rede Globo, entre elas Cobras & Lagartos, produção que rendeu a Lázaro a indicação de melhor ator no Emmy 2007. Na literatura, escreveu quatro livros infantis e o Na Minha Pele, um dos livros mais lidos sobre a questão racial da atualidade. Em 2019, dirigiu o seu primeiro longa-metragem, Medida Provisória, que teve sua estreia adiada no festival SXSW, em Austin, no Texas (EUA), devido à pandemia de Covid-19.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também colaborador do site Coletiva.net, onde publica uma coluna de opinião semanalmente. É curador do projeto Meu Filme Favorito.
 
O projeto Meu Filme Favorito têm realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Foto: Bob Wolfenson

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.