Notícias

Cineart e projeto sessão azul abrem nova sessão adaptada para crianças com transtorno do espectro do autismo

Sessão em condições especiais será no dia 18 de agosto (sábado), na unidade Cineart Boulevard Shopping

Crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias terão nova sessão de cinema adaptada na Cineart Boulevard Shopping no dia 18 de agosto (sábado), às 11h. Em cartaz, o filme Hotel Transilvânia 3. A iniciativa oferece condições especiais de exibição, especialmente para pessoas que sofrem do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): a sessão exclui trailers comerciais, a sala de cinema permanece com luzes levemente acesas, o som fica mais baixo e a plateia tem liberdade de circulação e expressão, como cantar, andar, dançar e gritar. Ingressos já podem ser adquiridos normalmente na bilheteria do cinema e todos têm direito a meia-entrada. A iniciativa é fruto de parceria entre a Rede Cineart e o projeto Sessão Azul, que oferece sessões a cada dois meses, desde maio deste ano, que possibilitem a ambientação de crianças portadoras do TEA neste espaço cultural, permitindo e encorajando este público a frequentar sessões regulares ao longo do tempo. Em Belo Horizonte, as sessões são realizadas com o apoio do Centro de Medicina Integrada Victus, Coordenação Motora Infantil, Coletivo Padecendo no Paraíso e Sair do Casulo.

Cada sessão conta com profissionais devidamente capacitados, que fazem o acompanhamento e a orientação às famílias de forma que as sessões funcionem como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema. Também há orientações para os pais sobre como lidar com as dificuldades de adaptação da criança ao novo ambiente, de forma que auxiliem diretamente para realizar e facilitar esta ambientação.

Em Belo Horizonte, o projeto Sessão Azul será realizado sempre na unidade Cineart Boulevard Shopping. As próximas estão planejadas para os dias 20 de outubro e 15 de dezembro (sábados).

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.