Notícias

Reforma Trabalhista é tema de workshop do Sinduscon-MG

O que muda com a Reforma Trabalhista? Quais os impactos dela para o setor da construção civil? Esses e outros temas serão debatidos no workshop “A Reforma Trabalhista e os Impactos na Construção” que será realizado no dia 21 de agosto em Belo Horizonte. Organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o evento é aberto às associadas da entidade e suas áreas jurídica, de recursos humanos ou outras que tenham interesse no assunto.

O foco do evento é debater a Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis números 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho.

Tópicos como as alterações nos contratos individuais de trabalho, as novas regras do processo trabalhista, as negociações coletivas e as expectativas sobre a transição e implementação da nova legislação, serão debatidos em painéis que contarão com a presença de especialistas de entidades não só do Sinduscon-MG, mas também da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG).

Segundo o coordenador sindical do Sinduscon-MG, Daniel Furletti, “sem dúvida trata-se de uma necessária modernização da legislação trabalhista do País e poderá dar vitalidade para a economia e para o emprego. As mudanças da CLT se alinham a outras conquistas recentes que poderão fazer a economia consolidar seu desenvolvimento, tais como, a aprovação do teto de gastos e a terceirização da mão de obra”, comenta.

A Lei nº 13.467 entra em vigor 120 dias depois de sua publicação oficial. Portanto, esse é o prazo para as empresas se adequarem às modificações estabelecidas. Após esse prazo as novas disposições deverão ser aplicadas inclusive para os contratos de trabalho que estão em vigor.

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.