Notícias

Templuz abre programação cultural com exposição gratuita de Teresa Tanure

“Ventos e Momentos” celebra fase mais intensa de criação da artista plástica e traz reflexões sobre o atual momento.

A Templuz abre sua temporada cultural neste segundo semestre em que completa 15 anos de história, com a exposição da premiada artista plástica Teresa Tanure, “Ventos e Momentos”, a partir do dia 31 de agosto (terça-feira), no Espaço Galeria (4º piso). Aluna de grandes nomes, como o escultor Amilcar de Castro e o escritor e artista visual Márcio Sampaio, a mineira de Belo Horizonte, com mais de 40 anos de estrada, apresentará em 11 telas, sendo algumas no estilo díptico e tríptico, sonhos, desejos, esperanças, ventos e momentos, que partem de um só e de um coletivo.

“Meu processo de criação é intuitivo, mas também segue uma lógica. Para essa mostra, me apropriei do atual momento, uma situação que nos lembrou que de repente tudo para, mas vem o vento, com seu movimento, e nos mostra que nada é estático e que podemos sonhar com dias melhores. A pandemia nos tocou profundamente e isso me levou a registrar, através das minhas pinceladas, um pouco desse movimento. O vento faz isso, ele leva tudo embora e nos traz um novo amanhã”, reflete Teresa Tanure.

A artista, que já expôs em diversas galerias do Brasil (Belo Horizonte, Rio de janeiro, São Paulo) e mundo afora (Art Expo, em Nova York, exposições promovidas pela Euro-América Galeries, em Barcelona, e galerias na França), emprega em seus traços cheios de poesia, personalidade, cores e sutilezas, um rico repertório de imagens e vivências.

“O balanço de um galho, uma fruta no pé, uma brincadeira de criança, um balanço de folhas até uma turbulência de situações vividas, da tranquilidade à guerra. Procuro mostrar em minhas obras aquilo que senti no exato momento da criação em relação ao tema escolhido”, relata.

A exposição “Ventos e Momentos” ficará em cartaz de segunda a sábado, até o dia 25 de setembro e é aberta ao público. A artista também foi o nome escolhido para abrigar o Mural Templuz, a partir do dia 24 de agosto (terça-feira), com a obra “A Fumaça do Café”.

 

2 x Teresa Tanure - Mural Templuz

Vivendo sua fase mais intensa de criação, Teresa Tanure mergulhou de cabeça em seu universo artístico. Recolheu-se em sua solidão e silêncio, que por vezes são necessários para aguçar todo potencial criativo e a inspiração, conectada à sua metodologia própria, e o resultado foi uma produção que atravessou as paredes do seu ateliê para despertar nas pessoas o movimento e os sentimentos que desejava alcançar.

Seu atual trabalho não só transpôs o concreto do seu estúdio para adentar o Espaço Galeria, como será exposto, a partir do dia 24 de agosto, no Mural Templuz, que se tornou um cartão postal de BH. Da coleção “Ventos e Momentos”, “A Fumaça do Café” estará no famoso paredão de seis metros de altura, que já abrigou mais de 120 obras – fotos, desenhos, ilustrações, pinturas – de artistas brasileiros e internacionais ao longo de 10 anos.

“Uma menina na janela, com seu caneco de café, observando o intocável. Sonhando, talvez, com a liberdade que vem e é imaginada através dos ventos”, revela Teresa Tanure sobre o que há por trás da tela. A menina, aliás, poderia ser o espectador ou a espectadora que passará por essa obra de arte a céu aberto? “Na pandemia, de alguma forma, nos tornarmos espectadores e esperançamos por dias mais leves, livres e serenos”, acrescenta.

A artista plástica recebeu com muita emoção o convite de levar uma de suas obras para o Mural Templuz. “Fiquei muito feliz pela oportunidade de alcançar milhares de pessoas, uma vez que o Mural Templuz é referência de uma interferência urbana no campo artístico em BH para quem passa”, destaca.

 

Serviço:

Exposição “Ventos e Momentos”, por Teresa Tanure

31/08 a 25/09

Espaço Galeria da Templuz Iluminação (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150, 4º andar, Sion | Belo Horizonte | MG)

Visitação gratuita: segunda a terça, 9h às 19h | sábado, 9h às 14h

“A Fumaça do Café” no Mural Templuz, por Teresa Tanure

A partir do dia 24/08

Templuz Iluminação (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150, Sion | Belo Horizonte | MG)

 

Sobre o Mural Templuz:

Localizado em uma das avenidas mais movimentadas de Belo Horizonte (MG), por onde passam mais de 100 mil carros por dia, o Mural Templuz tem por objetivo democratizar o acesso à arte e colocar um pouco mais de cor na rotina corrida da capital mineira. Desde sua criação, em 2011, artistas brasileiros e de diversas outras nacionalidades tiveram seus trabalhos – fotos, desenhos, ilustrações, pinturas – expostos. Alguns foram destaque em uma coletânea comemorativa.

O paredão de seis metros de altura onde as obras são instaladas pertence à loja Templuz, que fica na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150. Para serem adequadas ao Mural, as obras originais são redimensionadas por meio de plotagem e instaladas por uma equipe de rapel.

 

Templuz:

www.templuz.com

instagram.com/Templuz

facebook.com/Templuz

 

Teresa Tanure:

www.ttanure.com

instagram.com/t.tanure_

instagram.com/ateliê_ttanure

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.