Notícias

Inverno é a estação ideal para tratar as manchas de pele

Especialista explica que o Inverno é a melhor estação para tratar o problema e alerta sobre o risco dos procedimentos caseiros

Manchas na pele é um problema que incomoda bastante quem possui, principalmente as mulheres. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que o inverno é considerado a melhor estação para tratar as manchas de pele, devido a menor incidência e exposição solar, já que esse é um fator que tende a aumentar as manchas e comprometer o tratamento.

Além da exposição exacerbada ao sol sem o uso correto do protetor solar, a esteticista Jéssica Pessoa, especialista em estética e cosmetologia, explica que as manchas costumam aparecer no rosto ou em alguma outra parte do corpo e podem ser motivadas por diversos fatores. “Manchas como o melasma, por exemplo, podem surgir devido ao histórico genético ou desencadeado por uma gravidez. Já o surgimento de manchas pós-processos inflamatórios, pode ser causado por acnes e feridas. Há também outros fatores como o uso de anticoncepcional”.

Segundo a especialista, o tratamento é determinado de acordo com uma avaliação de cada paciente. “Identificamos sua rotina, hábitos e histórico de tratamentos. Atualmente, o mercado estético oferece diversos procedimentos que atendem a cada tipo de pessoa”. Os principais e mais indicados são:

Peeling químico e mecânico;

Ativos clareadores associados à eletroterapia;

Microagulhamento;

Luz intensa pulsada.

Ela ainda alerta que os tratamentos caseiros não são recomendados e só devem ser realizados com orientação de um profissional habilitado. “Essa prática pode trazer riscos como o aumento da mancha existente, surgimento de novas manchas, queimadura e sérias reações alérgicas”, ressaltou Jéssica.

Manchas na gravidez e como prevenir

A esteticista lembra que as grávidas são as mais afetadas pelo problema. “Os níveis de hormônio melanocítico estimulante, estrógeno e progesterona responsáveis pela hiperpigmentação ficam elevados nesse período. Por isso, durante a gravidez é indispensável o uso correto do protetor solar devido a essa maior propensão às manchas”.

Além do uso do protetor solar, para prevenir a aparição de manchas, a cosmetóloga garante que devemos nos proteger dos raios solares também com o uso de roupas adequadas, chapéu e óculos escuros. “Tratamentos estéticos que ajudem a eliminar as células mortas presente na pele e a acne também são indicados como forma de prevenção”, indicou.

Fonte: Jéssica Pessoa, esteticista e cosmetóloga. É responsável pela Estética Jéssica Pessoa, em Belo Horizonte.

Foto: Divulgação / Facebook

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.