Notícias

Sempre Um Papo é homenageado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

O Sempre Um Papo recebe homenagem da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo pelos seus 30 anos de realização. O projeto do escritor e produtor cultural Afonso Borges está na programação oficial do evento, que ocorre de 26 de agosto a 4 de setembro,  no Pavilhão do Anhembi, na capital paulista, participando em dois momentos, no dia 3 de setembro, sábado: às 14h, Afonso lança e autografa seu livro infantil “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada” (Sesi-SP Editora); e às 20h, media uma edição especial do Sempre Um Papo com os autores Ruy Castro e Heloisa Seixas. 

 

“O Menino, o Assovio e a Encruzilhada”

O livro “O menino, o Assovio e a Encruzilhada” marca a estreia de Afonso Borges no universo da literatura infantil, que já coleciona outros quatro livros publicados, destinados ao público adulto. Com delicadeza e simplicidade, em 28 páginas, o livro conta a história de um menino diante da difícil decisão sobre a escolha do seu caminho. Durante o conto, as opções são apresentadas por meio de metáforas e sinestesias, que permitem as crianças leitoras se colocarem no lugar no menino diante da encruzilhada na tomada de decisão para fazer escolhas – das mais simples às mais decisivas. As ilustrações são de Alexandre Rampazo, que também estará presente no lançamento, que ocorre no estande da Sesi-SP Editora. 

 

Sempre Um Papo com Ruy Castro e Heloisa Seixas na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

O Sempre Um Papo terá uma edição especial do projeto na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, recebendo o casal de escritores Ruy Castro e Heloisa Seixas. No encontro, sob a mediação de Afonso Borges, eles  falam sobre o tema "Noites de Samba Canção, Tardes de Bossa Nova”.  Na oportunidade abordam os livros “A Noite do Meu Bem: A História e as Histórias do Samba-Canção” (Companhia das Letras), de Ruy e o “O Oitavo Selo”, de Heloisa Seixas, o qual  tem por protagonista um personagem da vida real, seu marido, Ruy Castro. Intercalando ficção e realidade, o livro mostra os diversos momentos de um homem diante da morte.

 

Afonso Borges

Afonso Borges é mineiro de Belo Horizonte, nascido em 1962. Escreve em jornais desde os 16 anos e já trabalhou em diversos veículos como  repórter, editor e colaborador. É o criador do “Sempre Um Papo", programa de debates com escritores, que se realiza em BH e em algumas cidades brasileiras, desde 1986. Criou também o Fliaraxá - Festival Literário de Araxá, que está na quinta edição.  Foi curador de diversos festivais, é comentarista da Rádio CBN Bhz, com o programa "Mondolivro", e tem um blog no site do jornal O Globo. 

 

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, há 30 anos, o Sempre Um Papo” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5 mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. 

Foto: Gabriel Araújo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.