Notícias

Grande final do Festival Sesi Música 2014 reunirá os maiores talentos musicais da indústria mineira

Apresentações que definirão os vencedores acontecem no próximo dia 30, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte

Após deixarem para trás mais de 150 concorrentes, 23 artistas/trabalhadores da indústria de Minas subirão ao palco para disputar a premiação da sexta edição do Festival Sesi Música. Realizada anualmente pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), a iniciativa busca promover a cultura entre trabalhadores, além de valorizar e fomentar a produção musical do país. A grande final acontece no dia 30 de agosto, a partir das 19h, no Teatro Sesiminas, com entrada franca.

 

São nove cantores e uma dupla na categoria Interpretação e oito compositores e duas duplas na categoria Composição.  No total, serão distribuídos R$ 24 mil líquidos entre os três vencedores de cada categoria. Os finalistas passarão por dois dias de treinamento com oficinas de preparação vocal com a cantora Andrea Amendoeira e de expressão corporal com a arte-educadora em dança, Carolina Padilha.

 

“Foram 175 inscrições, dentre industriários e empresários da indústria, cônjuges e filhos dos empregados. Deste total, 41 passaram para a fase semifinal que aconteceu no final de julho e que definiu as 20 finalistas representantes de diferentes regiões do Estado e que, agora, querem levar para casa o troféu Silvio Barbato. Algumas conquistas eles já garantiram: a experiência, o aprendizado e o reconhecimento de seus talentos”, explica o gerente de Cultura do Sesi, Thiago Maia.

 

Muito além dos palcos

Por acreditar que o talento que vem das fábricas não se resume apenas à produção industrial, mas também à produção cultural, o maestro Silvio Barbato criou o Festival SESI Música, em 2008, assim como o programa Valores da Música, desenvolvidos pelo SESI em todo o país. O maestro morreu um ano depois em um dos mais graves acidentes aéreos da história do Brasil – o vôo 447, da companhia Air France e o seu nome foi escolhido para batizar o troféu que será disputado no próximo dia 30.

 

Dados indicam que a produção cultural tem uma relação muito próxima à produção industrial. Segundo Thiago Maia, pesquisas comprovam que um trabalhador que se envolve em manifestações e produções artísticas melhora seu desempenho profissional, pois tem mais vontade de trabalhar. “Temos casos de empresas que aumentaram a produção de 2 mil unidades/dia para 2,16 mil, o que representa economia de, aproximadamente, 40 minutos nos processos produtivos. Além disso, os dados revelam que o Festival possui importante papel no fortalecimento das empresas, na medida em que os trabalhadores têm a oportunidade de vivenciar valores como integração e disciplina”, completa.

www.sesimg.com.br

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.