Notícias

Festival Cenas Curtas – Meus Quinze Anos

A edição 2014 do festival promove um encontro de gerações de artistas e criadores teatrais e se compromete com o exercício contínuo da reflexão

Em uma edição que marca os 15 anos de uma ideia, o Galpão Cine Horto se realiza ao perceber a abrangência do Festival Cenas Curtas que a cada ano conquista novos territórios. Neste ano, as 165 propostas inscritas vieram de 16 estados brasileiros, atingindo as cinco regiões do país e ainda uma proposta oriunda da França.

 

 A comissão – composta Assis Vidigal, Leonardo Lessa, Letícia Castilho, Lydia Del Picchia, Antônio Edson (Toninho) e Júlio Maciel – selecionou dezesseis cenas para compor o festival. E como tradição, a programação põe em cena o encontro de jovens artistas e criadores mais experientes de Minas Gerais e de outros estados do país.

 

Como de costume, ao final de cada dia, o público irá votar na sua cena preferida e junto com uma comissão especializada serão escolhidas as melhores cenas que participarão da Temporada das Mais Votadas, entre os dias 26 e 28 de outubro. E neste ano, o Festival volta a abrigar, em sua primeira noite, a Mostra Cena Espetáculo, um projeto que integra nosso Observatório de Criação, onde o público pode acompanhar todos os passos de uma montagem teatral. Dessa mostra, uma cena será selecionada por um júri especializado e receberá apoio financeiro e artístico do Galpão Cine Horto para se tornar um espetáculo de longa duração.

 

A REFLEXÃO

Dando continuidade às boas ideias que se firmam com propósitos, o Cenas Curtas prossegue com o exercício da reflexão e do diálogo. Todos os dias, críticos, artistas e público se encontram para uma roda de conversa sobre as cenas apresentadas nos Debates do Dia Seguinte. Após as conversas, uma equipe de jornalistas irá abastecer a seção No Calor da Cena, do site do Galpão Cine Horto, com textos sobre suas impressões a respeito das cenas apresentadas. Farão parte dessa equipe Luciana Romagnolli (coordenadora e crítica), Júlia Guimarães (crítica) e Nina Caetano (mediadora).

 

O ENCONTRO

O Cenas Curtas permanece também como um espaço que reúne pessoas em torno do teatro. Todos os dias, após as cenas, nos encontramos no Bar do Festival, um momento descontraído para dar continuidade à convivência e às trocas. E para celebrar, a Festa de Enceramento é um convite a todos para festejar os cincos dias de experiências intensas. Veja logo abaixo nos serviços as programações do Bar do Festival e da Festa de Encerramento.

 

É com muita alegria que comemoramos e realizamos mais esta edição do Festival Cenas Curtas.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.