Notícias

Especialista em cerimonial homoafetivo realiza workshop em Belo Horizonte

Danilo Fortes possui empresa especializada em união de casais de mesmo sexo, que atua em Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo. Última semana para compra de ingressos!

No dia 24 de setembro, profissionais de eventos de Belo Horizonte e região têm oportunidade única de aprender mais sobre Cerimonial Homoafetivo, tipo de enlace que mais cresce no Brasil segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em workshop com o especialista Danilo Fortes. O encontro, que será feito das 12h às 20h, no hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes, está sendo organizado pela Nipe Eventos, com o apoio da empresa Evidência Brasil Produções e Eventos.

Durante o workshop, o cerimonialista Danilo Fortes vai tratar sobre o universo homoafetivo – como entender o comportamento do público LGBTTs –, mostrar quais os protocolos a seguir em uma cerimônia igualitária, como abordar a família e capacitar fornecedores para o evento. Além disso, vai apresentar os rituais mais comuns, entre eles a cerimônia das areias, indicar carta de vinho para cada enlace e expor cases do portfólio. O evento também terá a participação do comediante mineiro Carlos Nunes, que encenará trechos da peça “Como sobreviver em festas e recepções com buffet escasso”.

Os ingressos serão vendidos até a próxima quinta-feira, 21 de setembro, por meio do link ou via depósito bancário. O evento tem vagas limitadas, e por este motivo os ingressos serão vendidos apenas antecipadamente. Para dúvidas ou informações, entre em contato com a organizadora Mariana Braga, pelo [email protected] ou (31) 9 9784-4386.

O casamento igualitário no Brasil

A união homoafetiva é uma realidade no Brasil desde 2011, quando o Supremo Tribunal Federal (STF), equiparou a união homossexual à heterossexual, por meio do julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Dois anos depois, em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da resolução 175, decidiu que os cartórios brasileiros seriam obrigados a celebrar casamento entre pessoas do mesmo sexo, e não poderiam se recusar a converter união estável em casamento. De lá para cá, o enlace entre cônjuges LGBTs aumentou 51,7%. Estima-se que nos últimos quatro anos foram realizados cerca de 15 mil casamentos igualitários no Brasil, número maior que os heterossexuais.

Segundo último levantamento feito pelo IBGE, entre os 4.854 casamentos homoafetivos registrados no ano de 2014, mais de 50% foram entre cônjuges femininos e 49,7%, masculinos. A região Sudeste concentrou o maior percentual de uniões homoafetivas, com mais de 60% do total, seguida pelas regiões Sul (15,4%); Nordeste (13,6%); Centro-Oeste (6,9%) e Norte (3,4%). Na região Sudeste, o estado que mais realizou enlaces igualitários foi São Paulo, com 66,9% masculinos e 71,9% femininos.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.