Notícias

A pintura de Wander Lara na Galeria da Fundação FCPEMG

A exposição (IN)SACRALIDADES de Wander Lara ocupa a Galeria de Arte da Fundação FCPEMG, à partir de do dia 26 de setembro, quando será inaugurada às 19 horas, ficando em cartaz até 27 de outubro. A curadoria da mostra é assinada por Cristina Fonseca. A galeria está localizada do corredor cultural da rua da Bahia, nº 1.032, no 9º andar, no Centro.

A mostra, composta por 30 obras em óleo sobre telas, abrange o universo do realismo fantástico de Wander Lara, cuja expandida temática transita entre a realidade e a fantasia, a sensualidade e a transcendência, a matéria e o espírito, peregrinando do profano ao sagrado com naturalidade e vigor. No seu universo onírico e surreal, os elos da vida formam correntes fortificantes que sustentam homens e cavalos alados, jóqueis apocalípticos, portais que se abrem, rios que escoam em leitos intangíveis, paraplégicos que se erguem e frutos agigantados.

 Utilizando símbolos recorrentes em sua obra  como a água, a fruta, o lírio, o colibri, o vaso translúcido e o elo, o artista expressa a força interior e a superação que conquistou em sua própria vida. Vida essa, marcada por intensa influência cristã, fruto de experiências vividas em igrejas católicas e suas relações religiosas e profissionais com seus representantes. Lara morou por sete anos em uma das torres da Igreja São Sebastião em Belo Horizonte, a convite do pároco. Na ocasião, realizou relevante projeto que marcou sua trajetória artística: a pintura  de 14 painéis nas dimensões de 2,80 x 2,10 metros que compõem a Via Sacra da igreja. Os estudos dessa grandiosa obra, telas de 65 x 45 cm, serão apresentados pela primeira vez, nesta exposição. 

Sobre o Artista

Natural de Belo Horizonte o pintor, desenhista e professor de Artes Plásticas Wander Fernandes Lara começou a pintar precocemente aos cinco anos e seguiu estudando pintura e desenho livre em ateliês particulares. Teve sua formação acadêmica na Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG em 1976. Participou de importantes exposições nacionais e estrangeiras, individuais e coletivas como: Bienal Nacional 76 ( SP), 14ª Bienal Internacional (SP), 2º Salão Nacional da Inconfidência (DF), Galeria Borghese (RJ), Feira Internacional de Galerias (Chicago- USA), Atelier Moura (BA), Galeria Cândido Portinari (ES), Museu de Arte de Planaltina (GO), Galeria Lacaux (SC) e Galeria Rembrant (RJ). As obras do artista também se fizeram presentes em galerias mineiras como: Palácio das Artes em 1979, 1980, 1981 e 1987, Galeria Guignard, Galeria Rembrandt, Museu de Arte da Pampulha, MAP (BH), Parque de Exposições da Gameleira, PUC/MG, Espaço Cultural Banco do Brasil e Assembleia Legislativa de Minas Gerais(MG).

Wander Lara conquistou no decorrer de sua trajetória prêmios importantes como o 1º lugar em concurso promovido pela TELEMIG – GUIATEL, onde concorreu com artistas renomados como Yara Tupynambá, Chanina e outros. O trabalho vencedor ilustrou a capa do catálogo telefônico em comemoração ao “Centenário de Belo Horizonte”, com a obra “Belo Horizonte no tempo e no Espaço”. O artista também realizou projetos relevantes para a capital mineira, como a Via Sacra da Igreja de São Sebastião no Barro Preto, onde morou por sete anos em uma das torres da igreja, a convite do pároco. A obra inclui, além da via sacra composta com 14 painéis em tamanhos de 2,80 x 2,10 cm, a imagem de São Sebastião e a Ressurreição de Cristo, com tamanhos de 4,10 x 2,30 cm, cada. Outro trabalho que vale destacar é o mural de 120 metros contando a história da Polícia Militar de Minas Gerais no 5º Batalhão, na avenida Amazonas no Bairro Gameleira, realizado com apoio de grafiteiros mineiros.

Wander Lara passou por várias fases da pintura e atualmente se define como a soma de todas as etapas anteriores. “É o que busco, não desperdiço nada que ficou para trás, minha melhor fase é exatamente a atual, que é a soma de todas as anteriores”. Hoje aos 63 anos de idade e 58 dedicados a pintura, o artista plástico destina seu tempo entre seu atelier e uma biblioteca pública na região oeste de Belo Horizonte, fundada por ele e sua esposa. Neste espaço de mão dupla entre a literatura e as artes plásticas, Wander Lara realiza gratuitamente oficinas de desenho, pintura, contação de histórias, rodas de leitura, empréstimos, doações de livros, além de expor suas obras para a visitação pública.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.