Notícias

Claudia Issa apresenta novos objetos da Série Umbilicais

A artista plástica Claudia Issa, à frente da marca Konsepta Design, apresenta a série Umbilicais.  Claudia trabalhou em objetos que resgatam sua mais profunda relação com a produção artística através da cerâmica, técnica com a qual produz suas obras.  "A cerâmica me permite um processo de autoconhecimento, onde eu possa "desconectar" do mundo racional e eu posso me transportar para um universo introspectivo.  É da minha intuição, alimentada pelas histórias do cotidiano, informação que estou absorvendo e essa parceria que tenho com a matéria-prima, que meus trabalhos nascem", comenta Claudia.

Novos "objetos cerâmicos" da série Umbilicais, em que o artista interpreta as tensões da vida cotidiana, são apresentados.  "É uma reflexão sobre dois dos principais aspectos da nossa sociedade contemporânea: conectividade e interdependência.  Nós nos conectamos digitalmente todos os dias e acabamos gerando uma dependência dessa chamada.  Os elos trazem esse simbolismo", explica o artista.

"Umbilicais" foi um trabalho oportuno para o momento e instintivo para a experiência", diz Claudia.  Na argila natural, os elos também proporcionam uma característica sensorial adicional ao conceito: ao movê-los, eles emitem um ruído áspero e atrito, o que também faz com que a ideia que eu procuro transmitir na audição.

Todos os objetos são feitos de argila em suas tonalidades naturais, dando prioridade para moldar mais do que qualquer outra característica.  "Clay me desafia a fazer o que ainda não foi feito com ele.  Isso é o que eu estou procurando.  Com meu trabalho, quero mostrar cerâmicas artísticas, criativas, conceituais, indo além de seu conceito utilitário, que vem sendo explorado há séculos.  Busco novos processos produtivos para alcançar novos resultados.  Nesse sentido, sempre me lembro de Einstein quando ele disse que insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes.  Quero fugir do conforto da tradição, para chegar à surpresa das descobertas. "

Sobre Claudia Issa

Formada em artes plásticas pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Claudia Issa trabalhou nas maiores agências de publicidade do país, como DPZ e DM9, coordenando trabalhos gráficos, fotográficos e cinematográficos. Também trabalhou como assistente do designer Fúlvio Nanni. Após inúmeras conquistas em sua vida profissional, Claudia deu espaço para novos desafios, onde toda sua experiência foi combinada à sua paixão pela arte que promoveu o novo, desta vez, no mundo da arquitetura e design. “Eu sempre flertei com esse universo, mas foi durante a reforma da minha casa que tive uma vontade genuína de criar algo palpável”, relembra Claudia. A ideia foi reutilizar as sobras de material de sua obra para dar vida às peças, surgindo assim as “Tábuas Sharp-Shape” e os “Top Table Versailles”, que tinham um estilo bidimensional, resultado de sua experiência como designer gráfica.

Trabalhar com cerâmica e vidro, com técnicas pouco utilizadas atualmente, foi consequência da vontade de aprofundar-se em um novo campo, recusando-se a seguir um caminho já percorrido e somando sua carreira em publicidade. “A Konsepta é singular na linguagem única e criativa das peças e plural nas possibilidades de uso e décor”, define. Atemporal e conceitual, a marca busca realizar obras com significado, de apelo artístico e artesanal. 

Claudia já participou de diversos eventos importantes no cenário do design mundial: ICFF 2019 (NY), Fuori Salone 2019 (Milão), CASACOR SP 2029 e SP-Arte 2019. Este ano, participará da expo 1000 Vases 2020, em setembro, em Paris. 

www.konsepta.com.br

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.