Notícias

Masterclass internacional, debate, painel e rodas de conversas movimentam a programação da 15a CineBH nesta quarta-feira

Profissionais do audiovisual, estudantes, interessados em cinema e o público em geral poderão conferir e compartilhar conhecimento nas atividades gratuitas

Profissionais do audiovisual, estudantes, interessados em cinema e o público em geral poderão conferir e compartilhar conhecimento nas atividades reflexivas e formativas gratuitas da 15a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte nesta quarta-feira, dia 29 de setembro. A programação conta com uma masterclass internacional (para inscritos previamente), uma mesa de debate e duas rodas de conversas. Os encontros ocorrerão em ambiente virtual, pelo site cinebh.com.br, e ficarão disponibilizadas no canal do YouTube da Universo Produção.

Às 10h30, tem início a masterclass internacional "Distribuição Internacional e Sales Agency", ministrada por Eric Lagesse, presidente da Pyramide Films|França, uma das maiores distribuidoras independentes francesas. O principal ativo da Pyramide é a diversidade de gêneros, diretores e seus produtores e a empresa agora administra um catálogo de mais de 250 títulos. Nesta masterclass, Eric Lagesse falará sobre sua experiência, oportunidades em seu país, desafios, resultados e avanços na distribuição internacional e sales agency. O encontro em inglês, com tradução simultânea, é destinada aos profissionais dos projetos selecionados do Brasil CineMundi e interessados previamente inscritos.

Em seguida, às 12 horas, Dirk Manthey (produtor Dirk Manthey Film|Alemanha), Luis González Zaffaroni (diretor executivo DocMontevideo/DocSP|Uruguai) e Marta Orozco (produtora Mart Films|México), se reúnem virtualmente no debate “O mercado do documentário: visões contemporâneas”. Os convidados abordarão questões, espaços e alcances que o gênero apresenta na atualidade, ainda sendo uma das expressões mais poderosas do audiovisual. A mediação será de Gudula Meinzolt, produtora Autentika Films e colaboradora do Brasil CineMundi.

Dando sequência à programação, os fãs da sétima arte poderão conferir duas rodas de conversas. A primeira, da série Encontro com Realizadores é intitulada “Brasil de Agora”, será realizada às 17 horas, com a presença dos diretores: Jean, de “Afetadas” (PE); Thiago Foresti, de “Algoritmo” (DF); Ian Capillé, de “Bicho” (RJ) e Victor Hugo Fiúza, cineasta de “Medo da chuva em noite de frio” (RJ). A efervescência política e social do Brasil tem sido combustível para as mais variadas maneiras de expressão dos artistas e criadores no audiovisual do país. Por sua natureza mais breve e pelo histórico de invenção que o formato tem, o curta-metragem tem sido ambiente propício a provocações, reflexões e confrontos diretos com a situação nacional. O bate-papo terá mediação da crítica de cinema mineira, Maria Trika.

E às 19 horas, a segunda roda de conversa com o tema “Baixo centro”, que integra a mostra “A Cidade em Movimento”, encerra a programação reflexiva da quarta-feira. Participam do encontro Cris Ventura, diretora do filme "Amador" (MG) e a convidada especial Louise Du Brasil - multiartista, idealizadora e roteirista conjunta de “As menor da redução” (MG) comandam a conversa. A medição ficará a cargo de Paula Kimo – curadora. O objetivo do encontro é refletir sobre os filmes em exibição e questões mais amplas sobre a cidade, o urbano, a sociedade e a política – e a maneira como esses assuntos se conectam à produção em Belo Horizonte e região metropolitana.

Brasil CineMundi

Além das atividades abertas ao público, na quarta-feira também é ações destinadas exclusivamente aos diretores e produtores dos projetos selecionados para o 12o Brasil CineMundi - Encontro Internacional de Coprodução, que integra a programação da 15a CineBH. Às 14 horas, Matthew Takata, diretor-assistente do Sundance Feature Film Program (EUA), ministrará o painel “O programa para filmes de longas-metragens do Instituto Sundance”. O Sundance Institute Film Feature Program (FFP) já apoiou vários dos principais cineastas independentes nos últimos 40 anos. Mais de 450 filmes apoiados pelo FFP foram realizados e chegaram ao público em todo o mundo. A mediação será de Séverine Roinssard – produtora Parati Films, colaboradora Brasil CineMundi | França.

SOBRE A MOSTRA CINEBH

Com edições anuais e consecutivas, a CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 15a edição de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021, em formato online e gratuita, reafirmando seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.

A 15a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 12o Brasil CineMundiintegram o Cinema sem Fronteiras 2021 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

Foto: Divulgação - Universo Produção

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.