Notícias

Fundação FCPEMG reinaugura galeria de arte com exposição do artista plástico Cristiano Coelho

A Galeria de Arte da FCPEMG apresenta, a partir da próxima terça-feira (25/10), a exposição "Coletânea",  do artista plástico Cristiano Coelho. A mostra permanece em cartaz até o dia 25 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. A galeria fica na rua da Bahia, 1032 no 9º andar, Centro.

 

Com o propósito de se adequar às novas demandas do Corredor Cultural da Rua da Bahia, a galeria de arte da Fundação Cultural dos Profissionais da Educação de Minas Gerais - FCPEMG passou por modificações em sua estrutura e inovações no seu espaço expositivo. Tais mudanças objetivam proporcionar um local eficiente e agradável para a fruição artística.

 

Para reiniciar as atividades da galeria, o artista plástico Cristiano Coelho foi convidado a apresentar uma coletânea de suas principais séries desenvolvidas ao longo de mais de quarenta anos de trajetória. Sem expor individualmente há algum tempo, a curadoria da mostra propõe um resgate da vida e obra do artista, considerado um dos mais representativos pintores mineiros. Serão expostas 20 obras em técnica acrílica sobre tela cuja temática passeia pelo universo dos animais, especialmente cavalos, pássaros e seus movimentos, criados pela técnica invejável de Cristiano e sagrando-os como a característica marcante da sua pintura.

 

Cristiano Coelho é também jornalista, ilustrador, desenhista publicitário e professor. Atuou por 30 anos como ilustrador do Jornal Estado de Minas, participando da equipe responsável pelo inesquecível Caderno Gurilândia, que fez a alegria de muitas crianças da época. Nos últimos anos foi coordenador dos Projetos Guernica e Fica Vivo da Prefeitura de Belo Horizonte, nos quais desenvolveu atividades em artes plásticas, cidadania e história da arte com estudantes do ensino médio de comunidades carentes. Desde 1972, realizou 32 exposições individuais e inúmeras coletivas no Brasil e no exterior, além de participar de diversos salões de arte oficiais. Suas obras figuram em importantes coleções, como do Museu de Gabravo, na Bulgária, do Palácio das Artes, do Banco do Brasil, da Usiminas, da Acesita, entre outras. Estão presentes também em acervos particulares da Alemanha, Dinamarca, França, Inglaterra, Itália, Suíça e Estados Unidos.

 

A Galeria de Arte da FCPEMG busca, a partir da mostra Coletânea, de Cristiano Coelho, consolidar-se como um espaço de incremento para o panorama cultural da cidade, proporcionando maior visibilidade aos artistas e suas manifestações plásticas.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.