Notícias

Seresta Rios ao Luar se apresenta gratuitamente na Praça Paulina, em Brumadinho, neste sábado

Evento faz parte do projeto rede " Raízes Interações", que atua por meio do Vallourec Circuito Cultural para fortalecer a cultura de mineira

O  Vallourec Circuito Cultural leva à Praça da Paulina, em Brumadinho, a Seresta Rios Ao Luar. O grupo, da cidade de Entre Rios de Minas, é um dos mais bem sucedidos seresteiros do estado, românticos e poetas por natureza. No evento, interpretações distintas e originais das obras de Cartola, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Evaldo Gouveia, Lupicínio Rodrigues e outros, além de composições de autores contemporâneos da MPB e de compositores locais.

 

A seresta foi feita para cultivar o amor, cantar, dançar, declamar poesia e sair pelas noites enluaradas, fazendo a trilha dos românticos cantadores. O Rios ao Luar iniciou seu percurso em março de 1999 e está finalizando seu segundo CD.

 

A ação faz parte do projeto Rede Raízes Interações, que tem o objetivo de fortalecer e perpetuar as manifestações culturais tradicionais de Minas Gerais. O projeto atua em cerca de 20 cidades mineiras, através do Vallourec Circuito Cultural, realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

A partir de um mapeamento dos ativos culturais presentes em pequenas cidades, o projeto atua promovendo atividades formativas, como cursos, palestras e oficinas. Após este primeiro momento, são realizadas mostras culturais para dar visibilidade aos grupos e promover um intercâmbio de conhecimento. Música, artes cênicas, contação de histórias e artesanato estão entre as atividades exploradas.

 

Como parte do incentivo à economia criativa das cidades, grupos, entidades, representantes de espaços culturais, educadores e as Prefeituras são acionados buscando a aproximação, o diálogo e a participação dos diversos agentes interessados no desenvolvimento do setor cultural local. O principal objetivo do Vallourec Circuito Cultural é promover o desenvolvimento social através da cultura e fortalecer o vínculo de moradores com a sua cidade.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.