Notícias

Cinema espanhol contemporâneo é tema de mostra no MIS Cine Santa Tereza

A Fundação Municipal de Cultura recebe, de 23 a 28 de outubro, no MIS Cine Santa Tereza, a “XV Mostra de Cinema Atual Espanhol”, realizada pelo Escritório Cultural da Embaixada da Espanha, com o apoio do Instituto Cervantes BH - órgão oficial do governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura e do ensino de espanhol. Serão exibidos alguns dos filmes mais relevantes da cinematografia espanhola recente, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

A Mostra acontece em nove capitais brasileiras e traz os títulos "A Noiva", "Desnorteados", "Sete Minutos Depois da Meia-Noite", "A Colmeia" e "Doñana - 4 estações". Antes de chegar à capital mineira, ela passou pelas cidades de Salvador e Aracaju, e após a temporada em Belo Horizonte segue para Palmas, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Brasília.

“A Noiva” adapta, com fotografia de grande qualidade, uma das obras mais importantes de Federico García Lorca, “Bodas de Sangre”. Em “Sete Minutos Depois Da Meia-Noite”, realidade e animação são reunidas com muita originalidade. Por sua vez, “Desnorteados” mostra com ironia a realidade da juventude atual espanhola como consequência da recente crise econômica. E como nas edições anteriores, a Mostra inclui um documentário: "Doñana - 4 estações", que descreve o valor ecológico do Parque Nacional de Doñana, o mais antigo da Espanha.

“A Colmeia” (1982), de Mario Camus, será exibido como homenagem aos 40 anos da promulgação da Constituição de 1978, que deu início à etapa democrática na Espanha. Ainda que seja um filme produzido nos anos do movimento “contracultural” conhecido como “La Movida”, apresenta uma linguagem diferente e menos atrevida que outras propostas da época. Porém, aborda temas de atualidade que durante a época da ditadura franquista foram censurados como foi a homossexualidade, a prostituição e o sexo. Ganhadora do Urso de Ouro no Festival de Berlin de 1983, a obra possibilitou uma grande projeção internacional do cinema espanhol.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.