Notícias

Espetáculo “A Menina Que Entra em Livros” fecha o mês de outubro do Diversão em Cena ArcelorMittal

A peça, realizada pela O Trem – Companhia de Teatro, traz para a programação do festival uma montagem que conta com música ao vivo e teatro de sombras em seu texto, trabalhando de forma lúdica a importância da criatividad

Última montagem do mês de outubro do “Diversão em Cena ArcelorMittal”, que tem promovido uma programação voltada para a formação de público do teatro infantil em Belo Horizonte, o espetáculo “A Menina Que Entra em Livros” será apresentado no domingo (28/10), às 16h no Centro Cultural Minas Tênis Clube.

Com texto assinado por Lívia Gaudêncio e direção de Juliano Barone, “A Menina que Entre em Livros” apresenta a história de Júlia, uma garota, filha única, que se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho e em função disso, terá que dividir seu quarto com ele. Enquanto o quarto é reformado, a menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde acaba entrando em um livro e, ao conhecer o mundo mágico da literatura, adentra em uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento para encontrar a solução de seus problemas.

Trabalhando de forma lúdica o incentivo à leitura para jovens e crianças, o espetáculo também busca resgatar elementos da cultura popular brasileira. Por meio da personagem “Narradora”, que passa a se relacionar com a jovem depois que ela adentra no livro, o público acompanha uma jornada de conhecimento de trava-línguas e brincadeiras de rua como amarelinha, corda, pipa e cantigas de roda, tradicionais da rica cultura popular brasileira. Outra importante temática trabalhada pelo texto do espetáculo é a valorização da poesia, que através da personagem “Poetisa”, ensina a protagonista a arte de compor versos poéticos e de escrever com emoção.

O espetáculo “A Menina que Entra em Livros” não só dialoga a respeito de temas importantes para a criação dos pequenos, mas também surge como uma resposta à tendência da maioria das crianças que vivem nas grandes cidades e são criadas com diversos aparatos e ferramentas tecnológicas ao seu redor. A própria autora do texto, Lívia Gaudêncio, admite que a montagem busca resgatar o gosto e o valor de uma boa leitura e de uma relação mais íntima com a literatura e a criatividade infantil. “É nesta vida virtual que outros dois elementos se perderam, o contato com os livros e a possibilidade de acessarmos mundos imaginários”, afirma ela.

O espetáculo “A Menina que Entra em Livros” foi indicado aos Prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante pelo Usiminas/Sinparc, no ano de 2013.

Foto: Marcelo Carrusca

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.