Notícias

Os Negros: espetáculo premiado do Teatro Universitário da UFMG volta a BH após sucesso pelo país abordando questões raciais

O espetáculo Os Negros volta a Belo Horizonte após um ano de circulação em eventos pelo país. A montagem é do Coletivo Impossível, criado em 2017 por formandos e ex-alunos do Teatro Universitário da UFMG (TU). Inicialmente pensado apenas como uma peça de formatura do curso técnico de teatro, o projeto ganhou maiores proporções e atraiu um público de mais de 2 mil pessoas desde que entrou em cartaz. A próxima apresentação está marcada para quinta-feira, 25 de outubro, às 19h, no Teatro Marília, como parte da programação do Festival Estudantil de Teatro (FETO) 2018.

Os Negros mostra o desenrolar de um tribunal instalado para que uma corte composta por brancos julgue crimes supostamente atribuídos a um grupo de negros. Entre cômicos depoimentos e estranhas reconstituições, fica perceptível que uma grande farsa fora montada para chamar a atenção para questões raciais. O espetáculo foi destaque em eventos como o Verão Arte Contemporânea 2018, a Segunda Preta no Teatro Espanca, o 31º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e o 8º Festival de Teatro Universitário do Rio de Janeiro. A peça também foi indicada aos prêmios de melhor cenário e melhor maquiagem no Festival Nacional de Teatro de Patos de Minas deste ano.

A direção geral é assinada pelo professor do TU Rogério Lopes. A direção de arte é da professora do TU Tereza Bruzzi e do professor da Escola de Arquitetura da UFMG Cristiano Cezarino. A direção musical é da ex-aluna do TU Júlia Tizumba, que também está em cartaz com o aclamado Elza: O Musical.

 

Questões raciais em foco

O TU oferece o curso técnico de teatro, que tem duração de três anos e termina com uma montagem que acontece a título de estágio profissionalizante. A turma de 2017 começou se apresentando na Funarte, em Belo Horizonte, e conseguiu seguir com as apresentações por meio de uma ação de extensão do TU com o Projeto T.U.: Produção e Memória.

O sucesso da montagem mostra que o teatro ainda é um importante instrumento para o debate de questões sociais. Os Negros aborda temas raciais e problematiza homicídios da população negra. O espetáculo é uma adaptação de Os negros- uma clowneria, do dramaturgo francês Jean Genet. Escrita em 1950, a trama faz parte do movimento do Teatro do Absurdo, marcado pelo metateatro, o diálogo com elementos rituais e religiosos, o protagonismo de personagens marginalizados pela sociedade e a banalização do mal.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.