Notícias

A performance é tema de live comandada por Hamilton de Holanda, nesta quarta-feira, 11/11, no Bossa Criativa

O bandolinista e compositor, Hamilton de Holanda chama os músicos Carlos Malta, Marcos Suzano e Michael Pipoquinha para conversa sobre a performance.

As lives mensais conduzidas pelo músico e compositor Hamilton de Holanda para o projeto Bossa Criativa contam com a participação de artistas e técnicos que são referência na área musical, em diversos estilos e instrumentos, e são convidados a falar sobre música e o mercado de trabalho. Nesta quarta live, estarão presentes os músicos Carlos Malta, Marcos Suzano e Michael Pipoquinha, tendo como tema Performance. O encontro será transmitido pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente). O Bossa Criativa é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Uma boa performance é essencial para qualquer músico, tanto em apresentações presenciais quanto nas lives, que têm tomado conta da Internet nos últimos meses. Ela também tem grande importância em seleções e concursos. A performance de Hamilton é sempre elogiada, não só pela habilidade com o instrumento, mas por toda a emoção e energia que transparece em seus shows. Neste bate-papo, ele se une a outros talentos da música para discutir técnicas, sugestões e experiências.

Sobre o “time” desta quarta-feira:

Hamilton de Holanda é bandolinista e compositor e tem na improvisação a sua principal característica. Em sua carreira, estão performances como solista nos mais variados estilos – como o de Wynton Marsalis e sua Jazz at Lincoln Center Orchestra e orquestras sinfônicas de todo o mundo, festivais rock e música pop e um megashow de Dave Mathews Band no The Gorge ou em pleno carnaval carioca. Na estante, possui vários troféus Grammy Latinos, Prêmio da Música Brasileira, Echo Jazz e Choc, além de inúmeras indicações.

*No site do projeto há entrevista exclusiva com Hamilton de Holanda: https://bossacriativa.art.br/noticia/21

Carlos Malta - Conhecido como “Escultor do Vento”, o carioca Malta é “multi-instrumentista”, arranjador, compositor e educador. Um mestre dos sopros que domina toda a família de saxofones e flautas, o clarinete baixo, bem como instrumentos étnicos como o pife brasileiro, o shakuhachi japonês e a di-zi de origem chinesa. Possui um estilo totalmente original e marcante. Seu trabalho ressalta pluralidade e traz um sotaque brasileiro único, presente em toda a sua obra. Em plena atividade, em distintas formações e projetos, há quarenta anos Carlos Malta vem esculpindo seus múltiplos timbres pelo mundo todo, traduzindo através de seu sopro a alma da música do Brasil.

Marcos Suzano – é percussionista e educador. Na adolescência, escutava rock, até se fascinar ao ouvir o naipe de percussão de um bloco carnavalesco. Começou tocando surdo e cuíca e fixou-se no pandeiro depois de assistir a um programa com Jorginho do Pandeiro, do conjunto Época de Ouro. Suzano construiu a partir de suas influências e experiências uma forma única de tocar pandeiro. A combinação de crescer tocando samba nas ruas do Rio, enquanto ouvia rock, fusion... foi um impulso na experiência de Suzano. Ao mesmo tempo, ele adaptou todos os tipos de ritmos ao instrumento e dá seu toque pessoal e inconfundível a todos eles.

Michael Pipoquinha - Baixista, produtor e compositor, começou a tocar violão aos dez anos de idade, mas logo se apaixonou pelo contrabaixo. Aprendeu a tocar assistindo videoaulas sob a orientação do pai, Elisvan Silva, também baixista. Com apenas onze anos começou a se apresentar em público, causando admiração das plateias por onde passava. Com certa visibilidade no cenário musical, após ter dividido o palco e workshop com Arthur Maia, Pipoquinha é levado a um programa de tv em rede nacional sobre novos talentos da música brasileira, onde, aos treze anos, impressionou todo o Brasil. Seus vídeos na internet até hoje atingem milhões de visualizações.

O projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

SERVIÇO

Live com Hamilton de Holanda e convidados no Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente – Tema: Performance

Quando: Dia 11 de novembro de 2020, às 16h, com transmissão do canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente)

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.