Notícias

Novembro Azul movimenta Hospital da Baleia em BH

Campanha alerta para a necessidade dos homens cuidarem da saúde.

A campanha mundial ‘Novembro Azul’ propõe aos homens uma reflexão sobre a importância dos cuidados diários com a saúde. Com o intuito de promover uma mudança de paradigma em relação à ida ao urologista para realização do exame de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico), o movimento vai além e faz um convite ao sexo masculino a ficar mais atento aos sinais do organismo e a adotar hábitos saudáveis.

Referência estadual em tratamento oncológico, o Hospital da Baleia mergulha nessa campanha, esclarecendo aos seus pacientes o quanto cuidar da saúde é valioso. Está programada também ação com foco na humanização dos atendimentos e bem-estar. O objetivo é fazer com que os pacientes oncológicos reconheçam que o cuidado é o primeiro passo para a recuperação da saúde. No dia 21/11, às 9 horas, serão distribuídos kits de higiene pessoal (com aparelho de barbear, sabonete, pasta de dente, entre outros) oferecidos pelo grupo ADM Social.

O câncer de próstata na fase inicial é silencioso e, na maioria das vezes, os sintomas não aparecem até que a doença esteja em estágio avançado. Por esse motivo, todo homem com mais de 50 anos deve fazer o exame médico preventivo. Em caso de doença na família, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos. Quanto mais idoso, maior a chance de ter a doença. No entanto, ela é mais grave e agressiva nos homens jovens.

O coordenador do Serviço de Urologia do Hospital da Baleia, Dr. Marcelo Miranda Salim, esclarece que o câncer de próstata é o tumor maligno que mais acomete o homem, mas não é o mais letal. “Segundo estatísticas da American Cancer Society (EUA) quase 20% dos homens com mais de 50 anos desenvolverão esse tipo de câncer. Felizmente, de 70% a 98% dos casos precocemente diagnosticados tem cura, o que reforça a necessidade do diagnóstico precoce. A probabilidade do homem desenvolver câncer de próstata se viver até os 80 anos é de 1 para 10”, esclarece o médico.

O exame de toque retal deve ser feito anualmente e por meio dele é possível detectar qualquer anormalidade na próstata. Se forem constatadas alterações na forma e no tamanho da próstata, o paciente deverá fazer uma biópsia para confirmar o diagnóstico. Já o PSA (Antígeno Prostático Específico) mede uma proteína produzida na próstata. Se a taxa estiver alta, indica que pode haver algum tumor benigno ou maligno. Esse exame também é bastante útil para detectar se está havendo uma recaída da doença após tratamento.

HOSPITAL DA BALEIA
É uma instituição filantrópica com 73 anos de história pautada no atendimento humanizado e na excelência na prestação dos serviços de saúde. Cerca de 80% dos atendimentos feitos no hospital são para pacientes do SUS vindos de mais de 80% dos municípios mineiros. A instituição é referência estadual em Oncologia Adulta e Pediátrica. Entre agosto de 2016 e 2017, foram realizadas mais de 291 sessões de quimioterapia e 371 de hormonioterapia em pacientes com câncer de próstata, além de mais de 296 cirurgias.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.