Notícias

Sesc reforça programação do ‘Fórum das Letras’

Exposição sobre Drummond, oficinas e intervenções estão entre as atrações

Mais uma vez o Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, vai levar uma série de atrações a um dos mais tradicionais eventos literários de Minas Gerais, o Fórum das Letras, que em 2017 ocorre em Ouro Preto e Mariana. Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a programação vai de 19 a 26 de novembro, em diversos endereços. Tudo gratuito.

No ano em que se completam 115 anos do nascimento de Carlos Drummond de Andrade, o Fórum das Letras se volta para a obra deste mineiro que é um dos maiores poetas da língua portuguesa. Drummond é o grande homenageado do evento, que tem como tema Sentimento do Mundo - a poesia como antídoto. Por esse motivo, um dos destaques na programação do Sesc é a exposição Drummond no calçadão.

Na mostra, além de uma réplica da famosa estátua do poeta, localizada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, assinada por Leo Santana, será possível ver outras peças importantes, como cartas trocadas por ele com outros escritores, vídeos, curtas, projeções e poemas. A exposição poderá ser visitada de 22 a 26 de novembro, no Anexo do Museu da Inconfidência (rua Antônio Pereira, 33, Centro), das 10h às 20h.

Como parte das ações da mostra, Ouro Preto ainda receberá uma placa com o poema De mãos dadas, retirada do livro Sentimento do mundo. A homenagem é uma iniciativa de Pedro Drummond, neto do poeta, em parceria com o Sesc.

Mas a exposição é apenas um dos atrativos. O Sesc preparou diversas outras atividades. São oficinas, seminários, palestras, intervenções e shows poéticos. Haverá atividades todos os dias. Em 22 de novembro (quarta-feira), o Cine Vila Rica (Praça Reinaldo Alves de Vrito, 47, Centro) recebe a mesa de debate Vem, Carlos, ser gauche na vida!, com a participação do jornalista e escritor Humberto Werneck e do neto do poeta, Pedro Drummond. Será a partir das 18h30.

No dia seguinte (23/11), o público poderá participar de uma intervenção urbana. Poesias ao vento, da Cia. Liquidificador, é uma espécie de cortejo que sairá da Praça Tiradentes, a partir das 13h30, em direção ao Cine Vila Rica. Nessa intervenção poética-musical, três artistas circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Ao escolher um dos balões, os transeuntes são convidados a estoura-lo, e, por fim, recebem uma performance exclusiva.


OUTROS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DO SESC NO ‘FÓRUM DAS LETRAS’

22/11 – QUARTA-FEIRA


10h30 – Mesa Edições Sesc São Paulo – Conversa sobre 1917: O ano que abalou o mundo, com Osvaldo Coggiola e Adilson Mendes. Mediação: Marcelo Abreu.

A publicação 1917: o ano que abalou o mundo reflete sobre os aspectos culturais, político-econômicos e filosóficos inaugurados na Revolução Russa de 1917. Organizado por Ivana Jinkings e Kim Doria, o livro reúne artigos de autores, como Adilson Mendes, Anita Prestes, Michael Löwy, Wendy Goldman e Tariq Ali, que analisam em profundidade tópicos como a influência e a herança do movimento no Brasil, as relações entre pensamento filosófico e revolução, a participação das mulheres revolucionárias, o legado da Revolução, o cinema soviético e o teatro russo.

O encontro terá os autores Adilson Mendes (historiador com mestrado e doutorado em ciências da comunicação pela ECA-USP e editor de publicações sobre a história e a teoria do cinema), que assina o capítulo Impacto e permanência do cinema soviético revolucionário; e Osvaldo Coggiola (professor titular de história contemporânea da USP e autor de diversos livros), que assina a orelha do livro.

Local: Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Mariana

Endereço: rua do Seminário, s/nº, Centro – Mariana
 

15h – Oficina de Letras Palavras Cantadas, com Márcio Borges, Murilo Antunes e Telo Borges A Oficina de Letras Palavras Cantadas aborda especificamente a criação de letras de música popular. Em 2 dias, os participantes têm oportunidade de criar suas próprias letras de música e poemas, acompanhados e assessorados por três renomados compositores: Márcio Borges, Murilo Antunes e Telo Borges.

Inscrições: aqui

Local: Salão Nobre da Escola de Minas

Endereço: Praça Tiradentes, 20, Centro - Ouro Preto

23/11 – QUINTA-FEIRA

14h30: Arte da Palavra: O Arte da Palavra é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Mesa: A prosa entre o cruel e o sublime, com Alexandre Marques Rodrigues e Maurício de Almeida. Mediador: Tadeu Sarmento. Intervenção literária: Marcelo Castro.

Local: Cine Villa Rica
Endereço: Praça Reinaldo Alves de Brito, 47, Centro – Ouro Preto

25/11 – SÁBADO

20h30: Show Poema Noturno, com Pedro Morais

O espetáculo Poema Noturno envolveu o desafio de musicar, em linguagem moderna, parte da obra de um dos maiores cânones da poesia em língua portuguesa, Carlos Drummond de Andrade. No palco serão apresentados 11 poemas, com a participação de Pedro (vozes, guitarra e violão) e companhia de Barulhista (beats e programações) e Richard Neves (teclado). Além disso, as projeções de vídeo-mapping do artista Daniel Todeschi e a iluminação de Paula Manata completam a cena.

Local: Cine Villa Rica
Endereço: Praça Reinaldo Alves de Brito, 47, Centro – Ouro Preto

Confira todos os detalhes das atrações do Sesc no Fórum das Letras clicando aqui. Para conhecer a programação completa do evento, acesse o site do projeto.


CULTURA EM PRIMEIRO LUGAR


Historicamente o Sesc em Minas, parceiro cultural do Fórum das Letras, valoriza e investe em iniciativas que promovem o acesso à cultura e ao conhecimento, trabalhando para abrir caminhos que muitos precisam para mergulhar em um mundo de novas possibilidades.

Além de participar do Fórum das Letras e de tantos outros eventos relacionados à literatura, por meio das próprias ações, circula por Minas Gerais com a Biblioteca Volante e o BiblioSesc, unidades móveis com um amplo acervo literário à disposição da população. As bibliotecas também estão presentes nas unidades de serviço da instituição sempre abertas ao público. Sem contar o reconhecido Prêmio Sesc de Literatura, as oficinas de leitura e escrita literária, as constantes contações de histórias, exposições literárias, bate-papos e performances realizadas em todo território mineiro.

SOBRE O ‘FÓRUM DAS LETRAS’

Questões literárias e contemporâneas, autores e leitores têm um encontro marcado em Ouro Preto e Mariana para o Fórum das Letras, que movimentará as cidades entre os dias 19 a 26 de novembro. Com o temaSentimento do Mundo - a poesia como antídoto, o evento reunirá dezenas de convidados em uma programação intensa e gratuita, composta por debates, exposição, performances artísticas e exibição de filmes. Na pauta estarão discussões sobre a produção literária, a cultura e o atual contexto político. Esta edição do evento terá como homenageado especial o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.