Notícias

Arte preta e feminina - Segunda Mostra Negras Autoras traz trabalhos de dez artistas selecionadas – dias 29 e 30 de novembro

Nos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 20h, acontecerá a segunda edição da mostra Negras Autoras, que este ano será realizada em formato online. Serão dois dias de programação com linguagens artísticas como artes visuais, literatura, música, dança, performance, dentre outros. As artistas participantes são mulheres negras e periféricas, cis e trans, selecionadas através do edital lançado em outubro deste ano. Os dez trabalhos escolhidos traduzem um pouco da diversidade e potência artística das mulheres negras.

Toda a programação da mostra é gratuita e poderá ser acessada através da no canal do Youtube do coletivo Negras Autoras https://bit.ly/2TOSomx. Cada apresentação terá até 20 minutos de duração e as gravações serão realizadas no teatro Espanca, importante espaço cultural da cidade que é parceiro da mostra desde a primeira edição realizada em 2019.

A programação contará também com o lançamento de um livro que traz a história do grupo, registrando a trajetória e a importância dessa caminhada para a cidade e como inspiração para outras artistas negras. A organização é da editora Nandyala. O Coletivo Negras Autoras é formado por Elisa de Sena, Julia Tizumba, Manu Ranilla e Vi Coelho.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte/ Edital Descentra.

Protagonismo feminino negro

A Mostra Negras Autoras traz o nome do coletivo responsável pelo projeto, mas vai além disso. Ao convocar outras mulheres negras para apresentar seus trabalhos autorais numa grande mostra artística a ação assinala este papel do protagonismo das mulheres negras que, em sua grande maioria, são também periféricas, onde já assumem papeis de autonomia ou liderança no dia a dia.

“Mulheres negras na curadoria, na produção, na criação, na técnica e como artistas centrais nos palcos. Reivindicamos o protagonismo da nossa história”, reflete artista Elisa de Sena, uma das fundadoras do coletivo. A cantora e percussionista Julia Tizumba, também uma das fundadoras do grupo e co-organizadora da mostra, reflete sobre a luta das mulheres negras no Brasil e de como a arte contribui para essas discussões. “Historicamente, as mulheres negras brasileiras sempre foram muito silenciadas. Afetadas pela dupla opressão do racismo e do machismo. Ao mesmo tempo somos a base da sociedade, somos fortes pilares. Nossas ancestrais vem resistindo e lutando por voz e igualdade de direitos há muito tempo. Nós somos a continuidade dessa luta. A Mostra Negras Autoras é um ato político que vem pra ser mais uma opção de espaço pra que a potente arte negra-feminina-autoral se expresse e se potencialize. Lutamos, através de nossa arte, pelo direito de ecoar nossas vozes, sendo autoras e protagonistas de nossas histórias e nossas vidas. Desejamos que esse projeto tenha vida longa e estamos muito felizes pela possibilidade de realizar essa segunda edição. Mesmo em tempos de pandemia, a gente resiste e se reinventa. E que venham as próximas! “, conclui.

Programação

Dia 29

20h

Lançamento do livro Negras Autoras e abertura da mostra

20:30h

NáLù Pimenta - 12 min

Contagem - MG

HarPRETAndo com NáLù

Linguagem: Música

Autoria: NáLù Pimenta Um pocket-show onde serão performadas três músicas autorais de estilo misto, a serem apresentadas utilizando os playbacks das faixas, a voz e a harpa

20:45h

Vita Pereira - 6min

Araraquara - SP

Exposição “Picumã”

Linguagem: Fotografias + curta metragem

Autoria: Vita Pereira

Picumã, a partir de fragmentos e reconstrução de sonhos de uma infância

transviada, se articula tecnologias de vida travesti preta pelo cabelo.

21h

Jeiza da Pele Preta - 15min

Belo Horizonte - MG

Eu

Linguagem: Circo

Autoria: Jeiza Lúcia Rodrigues Fernandes

A cena Eu, é vivência de um corpo negro feminino, passando peça experiência da espiritualidade, da dança, e da acrobacia. Contanto com a ajuda do aparelho Roda Cyr e com um instrumentista para pra trazer a cena um circo brasileiro.

 

21:20h

Pâmela Bernardo

Ibirité - MG

Não é auto sabotagem, é racismo mesmo

Linguagem: Artes Visuais

Autoria: Pâmela Bernardo

Série de cinco ilustrações feitas a partir da observação de autorretratos, são desenhos lineares feitos a caneta. Neles busco demonstrar o sofrimento causado pelo consciente e inconsciente, não auto sabotador, e sim consequente do racismo. Com isso em ciência se encara e percebe, a culpa não é sua

21:40h

Amorina - 20 minutos

Amorina

Belo Horizonte - MG

IPALOLO - um som afro pop eletrônico

Linguagem: Música

Autoria: Amorina

IPALOLO é um espetáculo cênico, performático e dançante. Amorina mostra em seu segundo disco solo, uma nova versão em uma junção da música eletrônica a elementos da música brasileira, afro, pop, eletrônicos e pitadas de jazz.

Dia 30

20h

Lu Mosqueira - 20min

Sabará - MG

Perto de Mim

Linguagem: Música

Autoria: Loudiana Mosqueira Antônio

"Perto de mim" é um show com composições da cantora Lu Mosqueira que são frutos de sua descoberta como compositora nos últimos 5 anos. Suas canções possuem uma forte influência de ritmos e movimentos presentes na Música Popular Brasileira, como baião, bossa nova e clube da esquina, entre outros. Nesta apresentação, que tem um tom intimista, Lu se acompanha com o violão e brinda o público com sua belíssima voz e brilhante interpretação que juntamente com as belas canções mostram a sua essência.

20:30h -

Priscila Rezende - 9min

Belo Horizonte - MG

Minha Nuvem

Linguagem: Artes Integradas

Autoria: Priscila Rezende e Andréa Rodrigues

A solidão e o isolamento prolongados ajudam a aflorar nossos pensamentos e dúvidas mais íntimas. Em um profundo encontro consigo mesma, uma mulher reflete sobre sua própria imagem e companhia.

20:50h

Renata Paz - 15min

Belo Horizonte - MG

Cena Curta "Uma, Outra"

Linguagem: Teatro

Autoria: Breve Cia

As atrizes contam o que fizeram, do momento em que acordaram até o momento em que chegaram para fazer esta cena. Não precisam seguir uma ordem cronológica dos fatos, desde que seja compreensível e minimamente engraçado. Elas são mulheres que se multiplicam em muitas outras. Elas querem falar de amor, de afeto, de memórias. Elas são mulheres que amam outras mulheres. Elas, mulheres negras, querem falar de amor sem dor. Sem dor?

21:10h

Júnia Bertolino 5 min54

Belo Horizonte - MG

Vídeo Águas com Júnia Bertolino

Linguagem: Audiovisual

Autoria: Júnia Bertolino

O Vídeo: Águas, vem propor o feminino que navega por águas diversas; onde o mar

da memória ressalta lembranças de negritude, territórios e o corpo negro.

Representada pela corporeidade da bailarina/atriz Júnia Bertolino nas águas.

Propondo lembranças de africanidades, onde a dança em conexão com a natureza reza saudando os que ali ficaram, mas reconhecendo a imensidão da nossa identidade. O mar juntamente ao som do berimbau vem saudar às diversas mulheres que somos. Ao mesmo tempo que questiona, encanta e desnuda o ser mulher, presente na força de Yemanjá, Oxum e Yansa, energias femininas que reinam e brincam na água, na terra e no ar.

21:30h

Nívea - 20 min

Nívea Sabino

Nova Lima - MG

Interioranas

Linguagem: Artes Integradas

Autoria: Nívea Sabino - poemas e Luiza da Iola - canções.

"Interioranas" é resultado da música da cantautora carmopolitana Luiza da Iola com a poesia da poeta nova-limense Nívea Sabino. O show-experiencia é composto por cantopoemas baseados na obra "Interiorana", de Nívea Sabino, sintetiza a união da palavra falada e cantada e pauta o protagonismo das mulheres negras.

"Interioranas" também buscar novos olhares sobre relações étnico-sócio-raciais e o resgate de memórias individuais e coletivas.

SERVIÇO

Segunda Mostra Negras Autoras

Quando: 29 e 30 de novembro a partir das 20h

Onde: youtube Negras Autoras – link: https://bit.ly/38E3CTj

Atividade Gratuita

Foto: Paulo Oliveira

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.