Notícias

II Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos reunirá profissionais de todo o país em BH

Iniciativa acontece nos dias 21 e 22 de novembro com presenças confirmadas do Ministro de Estado da Cultura, Sergio Sá Leitão, Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, Gustavo Sirotsky, do festival Planeta Atlântida de Porto Alegre, Ricardo Stodiek, Presidente da Oktoberfest de Blumenau/SC e outros importantes nomes do setor; além de fomentar negócios, evento debaterá importantes assuntos, como meia entrada, patrocínios, ECAD e outras discussões

Um dos segmentos mais importantes na construção do PIB brasileiro e fonte geradora permanente de empregos, fixos e temporários, são os eventos, que a cada dia exigem uma maior profissionalização por parte das empresas e profissionais da área.  Por isso, nos dias 21 e 22 de novembro, terça e quarta-feira, a ABRAPE - Associação Brasileira dos Promotores de Eventos realizará no Mercure Lourdes Hotel (Av. do Contorno, 7315 - Lourdes, Belo Horizonte – MG) o II Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, que será, o ponto de encontro para profissionais da área de eventos todo o país.

O congresso é direcionado a para promotores/produtores de eventos, gestores de teatros e casas de shows, alunos de cursos de eventos, secretários de cultura e turismo, empresas patrocinadoras e outros agentes da cadeia de eventos. Está confirmada a participação do Ministro de Estado da Cultura, Sergio Sá Leitão, que apresentará os planos para a pasta. A iniciativa contará ainda com importantes nomes do setor, como Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, Gustavo Sirotsky, do festival Planeta Atlântida de Porto Alegre, Ricardo Stodiek, Presidente da Oktoberfest de Blumenau/SC, Tiago de Brito, CEO do Pedro Leopoldo Rodeio Show, Lucio Oliveira, Diretor da ARTBHZ Produtora, Carlos Alberto Xaulim, Presidente da ABRAPE e da Cadoro Eventos, além outros profissionais atuantes no mercado que apresentarão suas experiências visões.

Stands de escritórios de artistas, fornecedores de produtos e serviços da cadeia produtiva do setor de eventos, como ticketeiras, seguradoras, empresas de software, gráficas, montadoras de estruturas, palco, som e luz, locadoras de banheiros e containers estarão à disposição durante o evento para fomentar networking e negócios.  “Será uma ótima oportunidade para obter mais capacitação e entender um pouco mais sobre a cadeia produtiva do setor de eventos, é também uma chance de aumentar a rede de contatos, conhecer produtores/promotores de eventos de várias regiões do Brasil, fornecedores dos mais variados serviços, contratantes, secretários de cultura e turismo, e também fomentar negócios”, explica Carlos Alberto Xaulim, presidente da ABRAPE.

Programação do II Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos:

21 de novembro – terça-feira

·         11h – Início do credenciamento

·         13h – Abertura Oficial do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos

Sergio Sá Leitão – Ministro de Estado da Cultura

Carlos Alberto Xaulim – Presidente da Abrape
 

·         14h - ECAD
Doreni Caramori – Diretor do Grupo All – Florianópolis – SC

Lucio Oliveira – Diretor da ARTBHZ Produtora – Belo Horizonte – MG

  Descrição: Como estabelecer um diálogo harmonioso, positivo e eficiente, onde usuários entendam que é necessário o pagamento dos direitos autorais e que o ECAD conscientize que precisa ter critérios objetivos na cobrança das taxas. É necessário um novo pacto, que no mínimo estabeleça uma diminuição da judicialização entre as partes.

·         15h - Gestão de Espaços para Eventos
Patrick Ribiero–Diretor da Arena de Eventos do Shopping Vila Velha-ES

Descrição: como gerenciar, teatros, casas de shows e espaço para eventos, potencializando agenda, aumentando o conceito e rentabilidade.

·         16h – Festivais e grandes eventos

Tiago de Brito – CEO do Pedro Leopoldo Rodeio Show – Belo Horizonte – MG

Gustavo Sirotsky – Planeta Atlantida – Porto Alegre - RS
Descrição: A filosofia, conceito, construção e todas as fases da produção e operação dos grandes eventos, realizados no Brasil. As partes invisíveis dessa construção.

·         17h - Parlamento ABRAPE.

- Cartas de Exclusividade - Lauri Shoenherr - São Joaquim - SC

- Seguro nos eventos

- Roubo de celulares e nos estacionamentos

- Segurança - Camilo D'Ornellas - Rio de Janeiro - RJ

- Chargebacks

- Cortesias

 

22 de novembro – quarta-feira

·         09h – Estruturação de eventos – Tendências
Jonas Leão – Engenheiro de Segurança – Belo Horizonte - MG

Lucyano Serrano – Presidente da LSPRO – Belo Horizonte - MG
Descrição: Para onde caminha o mercado de eventos? O que o público espera dos eventos. Quais os deveres do produtor de eventos?

·         10h – Patrocínios – Onde e como buscar.

Chico Pelucio – Diretor do Grupo Galpão – Belo Horizonte – MG

Descrição: Quais as bases que vão impactar e convencer os patrocinadores a serem parceiros dos projetos, incentivados ou não? Como as marcas definem suas áreas de atuação. Para que servem as leis e quem elas devem beneficiar? A visão de quem recebe e gere seus projetos com recursos das leis.

·         11h - Eventos - Indústrias Criativas 
Rodrigo Ferraz – Festival Fartura Gastronomia – Belo Horizonte -MG

Ricardo Stodiek – Presidente da Oktoberfest – Blumenau - SC

Ralph Justino -  Produtor Cultural e ex-Prefeito de Tiradentes-MG

Descrição: Os impactos na economia da realização de eventos, gerando mais empregos, provocando distribuição de renda, potencializando  mudança de comportamento nas cidades,  melhorando a qualidade de vida e estimulando o crescimento sustentável e inclusivo.

·         14h – Tributos – Desafio a ser vencido

Bete Dezembro – CEO da Fábrica de Eventos – Manaus - MA
Descrição: A importância da exigência de nota fiscal de todos os atores envolvidos no evento e a escolha do melhor regime: lucro real, lucro presumido, microempresa ou MEI.

·         15h – Meia Entrada – Benefício ou privilégio?

Carlos Alberto Xaulim – Presidente da Abrape e da Cadoro Eventos

Descrição: Na prática o que diz a nova Lei da Meia Entrada? Suas contradições e conflitos. Incentivo ou ingerência?  Benefício ou privilégio? Camarotes, áreas vip e espaço open bar tem meia entrada?

·         16h –  Inovações Tecnológicas – Ferramenta para gerar mais negócios

Arthur Afonso -  Head of digital – Grupo All – Florianópolis – SC

Marina Amano – Coordenadora de Marketing Digital na FS Produções-SP

Jose Renato Hopf – Ceo da 4all Tecnologia – Porto Alegre - RS
Descrição:  O grande desafio enfrentado pelo mundo dos negócios, não é diferente no universo do entretenimento. Quais as principais estratégias para gerar negócios com o Marketing Digital? O que fazer, onde, como e quanto investir? Como tornar mais efetiva a divulgação através das redes sociais? Como conhecer melhor o cliente, gerar novas receitas, diminuir despesas e oportunizar novos negócios?

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.