Notícias

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Novembro é o mês da consciência negra e, a exemplo do que ocorre em diversos lugares no Brasil, vários grupos da UFMG propõem ações para discutir temas como inclusão, participação e racismo. Com o objetivo de unificar esses eventos, o coletivo Tudo Nosso, o Centro de Convivência Negra e a Unegro Mineira organizaram o Novembro Negro UFMG, que se estende até 7 de dezembro.

O 2º Festival Iranti de Cultura Negra, promovido pela Associação dos Servidores (Assufemg), está sendo realizado até 17 de novembro, com diversas atrações musicais, culturais e artísticas, feira de arte negra e oficinas. Para conhecer a programação e se inscrever nas oficinas, basta acessar o site da entidade.

Na quinta-feira, 16, a turma de formandos do Teatro Universitário (TU) se apresenta na Fundação Nacional de Artes (Funarte), às 19h, com peça apresentada apenas por atores negros. No dia seguinte, 17, haverá o lançamento do livro Passageiros da noite: do trabalho para a EJA, do professor Miguel Arroyo, na Faculdade de Educação (FaE), às 18h30.

O ato contra a censura Terreiro Pai Ogum/Unegro é a atração de domingo, 19 de novembro, às 18h, no Palácio das Artes. O evento, que pretende denunciar a censura e a cultura do ódio que tomou conta do país, será marcado pela lavagem das escadarias do Palácio das Artes.

Consciência negra

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Praça de Serviços será um dos palcos das atividades do Novembro Negro UFMG. A partir das 11h, haverá performance EnegreSer, seguida de lançamento de livros, apresentação de violão e roda de conversa sobre percursos de negros acadêmicos.

Ainda no dia 20, a performance EnegreSer e o Cortejo afro serão realizados das 18 às 18h30, no Restaurante Universitário 1. Às 18h, também ocorre a palestra O negro na sociedade brasileira, na Faculdade de Direito.

No dia 21, às 11h, o campus Saúde recebe a Concentração negra na Medicina. No dia 23, a palestra O que é ser negro? será realizada na Fafich, às 11h. E, no dia 27, haverá oficina de dança afro na Praça de Serviços, às 13h30. No último dia, 7 de dezembro, às 18h30, está marcada, na Fafich, a atividade Preta poeta e indígena

Semanalmente, a programação será atualizada na página do Facebook do evento (Novembro nego UFMG), na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae)https://www.ufmg.br/prae/ e no site Viver UFMG
https://www.ufmg.br/prae/a-prae/viver-ufmg/

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.