Notícias

GRECO DESIGN APRESENTA A EXPOSIÇÃO “O QUE AS VANDAS NÃO CONTAM”, NA PQNA GALERIA DO PALÁCIO DAS ARTES

A exposição, que será aberta no próximo dia 23 permanece em cartaz até 21 de janeiro. A galeria será ocupada por milhares de imagens que registram o cotidiano dos criadores, detalhes de projetos e um pouco da intimidade das cabeças pensantes da agência

O design vem sofrendo e provocando mudanças em todo o mundo. Empresas dos mais diversos segmentos, atentas a esses novos movimentos, passam a reconhecer a disciplina, antes associada apenas aos domínios das artes, como parte crucial de sua existência. A criatividade, como matéria-prima, é um recurso inesgotável e finalmente é vista como de grande relevância para o desenvolvimento da economia. O design tem, assim, galgado degraus para sair de um lugar de relevância puramente estética e passar a ter caráter estratégico. Entender com profundidade o problema, gerar alternativas e colocar as pessoas como centro da solução é o que poderíamos classificar como elementos da metodologia de design só agora descobertos pelos negócios e compreendidos como fundamentais para dar novas respostas aos desafios atuais. Por isso, os designers ganham mais espaço e são chamados cada vez mais cedo para as conversas, participando ativamente da concepção de projetos, e não somente de sua solução formal. Num cenário global, os designers brasileiros conquistam seu espaço ao refletir as questões culturais e sociais do país nas soluções propostas com seus trabalhos. Multiculturalidade, diversidade como identidade, uso expressivo de cores e certo deslocamento semântico se apresentam como pilares para a qualidade e a inovação dos projetos brasileiros. O design, ao apelar para os sentidos, deixa evidentes as diferenças entre as marcas e materializa o seu propósito. Esse ofício torna-se um exercício cotidiano e contínuo de compartilhamento, renovação e ressignificação por meio de projetos que utilizam a informação como principal insumo. Assim, o design consolida-se como uma disciplina capaz de projetar um futuro melhor – e para todos.

SOBRE A EXPOSIÇÃO “O QUE AS VANDAS NÃO CONTAM”

A Greco está passando por um momento de expansão: de fronteiras, habilidades e representatividade. Esse movimento para fora obriga a equipe a se voltar para o sentido oposto. A necessidade de manter o olhar atento às mudanças, mas com o desafio de permanecer cada vez mais fiéis à sua essência. O convite para ocupar a PQNA Galeria do Palácio das Artes veio num momento muito oportuno, contribuindo para compartilhar com o publico um pouco dessa essência, que está no DNA da criação. A galeria será ocupada por milhares de postais que registrarão os pensamentos dos criadores, projetos e um pouco da intimidade das cabeças pensantes da agência. Um convite para entrar nesse universo e levar um pouco dele: os postais poderão ser retirados da exposição por aqueles que a visitarem. O título “O que as vandas não contam” foi inspirado numa orquídea (Vanda coerulea), espécie muito presente no jardim de entrada da agência, localizado bem em frente à sala de reunião. Ali, como espectadoras silenciosas, elas observam passivamente tudo o que acontece naquele ambiente: as conversas com os clientes, como as ideias são geradas e a maneira peculiar com os designers se relacionam com o mundo. De tempos em tempos, abrem-se em flor, mostrando suas texturas e cores absurdamente vibrantes. O mesmo nome é dado ao jornal da Greco, publicação semestral criada para divulgar o portfólio da agencia.

SOBRE A GRECO DESIGN - www.grecodesign.com.br

A Greco Design é uma empresa com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais. Em pouco espaço de tempo, a agência se tornou uma das mais premiadas do Brasil. Apenas nos últimos cinco anos, podem ser citados os seguintes prêmios: Design

Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño. Em 2017, a Greco foi destaque na Bienal Brasileira de Design, em Brasília, e considerada pela revista americana How como uma das sete empresas de design mais relevantes do Brasil. Os projetos da empresa vêm sendo publicados em importantes editoriais em vários países como Argentina, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra, China e Estados Unidos, além do Brasil. Em Belo Horizonte, a Greco é responsável pela criação de projetos para importantes ícones da cidade, tais como: Conjunto Moderno da Pampulha, Cine Brasil, Filarmônica Minas Gerais, Circuito Liberdade e Fundação Clóvis Salgado. Gustavo Greco, fundador e diretor de Criação, tem representado Minas Gerais e o Brasil nos principais júris de design do mundo, sendo o único mineiro convidado para compor o júri do Festival de Cannes, na França, em 64 anos de sua existência. Gustavo recebe frequentemente convites para workshops e palestras dentro e fora do país, tendo participado, dentre outros eventos, da Semana Rio Design do Globo (Rio de Janeiro), da Design Weekend (São Paulo), da Experimenta Design (Lisboa), da EPDA Conference (Berlim), da BID (Madri). Atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC Minas, e se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira como vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign).

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.