Notícias

Construção civil é premiada por soluções práticas e econômicas na prevenção à Covid-19

Emccamp Residencial é homenageada pela implantação de pedais feitos com sucata para acionamento de torneiras nos canteiros de obra

Apontado como um dos segmentos com melhor desempenho durante a pandemia – alcançando em setembro o seu maior índice desde junho de 2011, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) –, o setor da construção civil inovou na criação de soluções práticas e econômicas para prevenção do novo coronavírus nos ambientes laborais. O resultado desse empenho pode ser conferido na 22ª edição do “Prêmio de Segurança do Trabalho Sinduscon-MG e Seconci-MG,” que homenageou construtoras que se destacaram na adoção de medidas de segurança essenciais à manutenção da atividade.

Considerada uma das principais construtoras da região sudeste, com mais de 65 mil unidades entregues e em construção em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Emccamp Residencial foi uma das vencedoras da premiação. Além das campanhas educativas e institucionais de prevenção, a empresa instalou pedais mecânicos em todas as pias, saboneteiras e bebedouros dos canteiros de obras, permitindo o acionamento sem a necessidade de uso das mãos. Um exemplo foram as adaptações realizadas no Parque Cerrado, localizado na região norte de Belo Horizonte, maior empreendimento das faixas 1,5 e 2 do programa Casa Verde e Amarela.

“Foi o primeiro local a passar pelas adaptações aqui em Minas. No início da pandemia, utilizamos sucata de obra para montar os pedais, e agora já estamos comprando o equipamento em lojas especializadas”, explica o engenheiro de segurança do trabalho da Emccamp, Tiago Ribeiro. O uso dos pedais mecânicos é feito tanto nas torneiras de banheiros, como de tanques, na área do refeitório, e até mesmo bebedouros. O intuito é evitar o contato com um dos principais vetores de contaminação do novo coronavírus, que são as mãos.

Campanha educativa

As boas práticas de prevenção à Covid-19 envolveram todos os setores da Emccamp e foram eficazes devido à intensificação das campanhas internas de prevenção junto aos colaboradores. Entre os protocolos de segurança, destaca-se a comunicação ativa por meio de cartazes em locais estratégicos, informando o uso obrigatório de máscaras e orientando sobre a sua correta utilização, tanto na área administrativa quanto operacional da empresa.

Também foram criados turnos para as refeições nos canteiros de obras, em conformidade com o Diálogo Diário de Segurança, ferramenta comum na construção civil que conscientiza os operários sobre as prevenções de acidente de trabalho. “Cada turno com duração de 30 minutos, a depender do número de colaboradores, com o intuito de evitar aglomerações e ao mesmo tempo garantir o cumprimento do período correto de refeição e descanso do funcionário”, diz Tiago.

Respeito ao colaborador

A redução da quantidade de cadeiras disponíveis (com marcação das proibidas de uso) e o maior espaçamento entre as mesas no refeitório englobam o leque de medidas preventivas da Emccamp. Totens contendo álcool em gel foram distribuídos em locais de maior circulação de pessoas e em andares de obras maiores.  Outra medida utilizada na portaria da empresa é a medição de temperatura, que ajuda no controle e registro de casos suspeitos e de infectados.

“Não tivemos surto da doença na empresa. Ao depararmos com caso suspeito ou confirmado de Covid-19, o setor de medicina do trabalho faz o monitoramento por meio do isolamento do colaborador. No caso de suspeita, a orientação é o que ele faça o teste diagnóstico e, se confirmado, encaminhamento para unidade de saúde”, conta Tiago.

Segundo o presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Linhares “o prêmio de Segurança do Trabalho Sinduscon-MG e Seconci-MG só reforça que a saúde e a segurança dos trabalhadores da Construção Civil são nossas principais preocupações. Destaco, principalmente, a atuação das nossas empresas associadas no desenvolvimento de boas práticas de enfrentamento à Covid-19 e a importância da atividade para a economia e a geração de emprego e renda”.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.