Notícias

McDia Feliz acontece neste sábado em todo Brasil

Campanha arrecada recursos para a luta contra o câncer infantojuvenil e projetos de educação

Acontece neste sábado, 21 de novembro, o McDia Feliz, quando a renda gerada com a venda de sanduíches Big Mac nos restaurantes McDonald’s de todo Brasil, exceto alguns impostos, é destinada para iniciativas voltadas à luta contra o câncer infantojuvenil, lideradas pelo Instituto Ronald McDonald, e para diversos projetos com foco na educação de crianças e adolescentes apoiados pelo Instituto Ayrton Senna. A 32ª edição da campanha vai beneficiar 68 projetos de 59 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil em 2020.

Para participar e contribuir com essas duas importantes causas, basta pedir um Big Mac por qualquer canal de venda do McDonald’s, durante todo o sábado. Este ano, a rede orienta seus clientes a utilizarem preferencialmente os modelos com menor contato, como o Drive-Thru e Delivery, incluindo compras pelo app dos parceiros iFood, Rappi e Uber Eats.

Nesta edição, o McDia Feliz conta com Fernanda Gentil como embaixadora. A jornalista e apresentadora convocou todos a se engajarem na campanha, fazendo o Coraméqui. Confira aqui.

O McDia Feliz é consolidado como uma das maiores campanhas para angariação de fundos em prol de causas relacionadas a crianças e jovens no Brasil. Desde 1988, cerca de R$ 300 milhões já foram arrecadados.

A Campanha em BH

O McDia Feliz possui relevância nos projetos mineiros e, nos últimos 15 anos, trouxe diversos benefícios para a região. Entre as instituições contempladas em Belo Horizonte, estão o Hospital das Clínicas e a Santa Casa de Misericórdia, os dois principais centros de atendimento ao câncer infantojuvenil em Minas Gerais. Ao longo desse tempo, foram implantados importantes projetos nessas duas instituições, possibilitando a ampliação do atendimento, do diagnóstico precoce e de qualidade e segurança para os pacientes, mudando literalmente a realidade do tratamento do câncer infantojuvenil no Estado.

Destacaram-se neste período a construção da Unidade Onco-Hematológica Pediátrica do Hospital das Clínicas, contemplando 22 leitos de internação para crianças e adolescentes com câncer, além de dois leitos isolados para pacientes pós-transplantados de medula óssea. A obra contemplou também uma ampla brinquedoteca e solarium para as crianças tomarem banho de sol durante o tratamento.

Na Santa Casa de Misericórdia de BH, foi feita uma ampla reforma para ampliação da enfermaria onco-pediátrica, incluindo a construção de uma moderna brinquedoteca e a humanização de todo o ambiente. As obras também viabilizaram ampliação do Ambulatório de Oncologia Pediátrica, que permitiu um aumento no número de atendimentos e também uma melhor adequação da área, que realiza cerca de 280 consultas mensais e possui 102 crianças em tratamento na instituição.

Neste ano, o projeto selecionado é o “Cuidar com Amor” – iniciativa que promoverá a adequação estrutural e a implantação de equipamentos de climatização e filtragem (filtro HEPA) em dois leitos da Oncologia Pediátrica da Santa Casa BH. Com o recurso, serão adquiridos também dois monitores multiparâmetros para monitorização dos pacientes oncológicos durante a inserção do cateter PICC (do tipo venoso central de inserção periférica), que traz mais qualidade de vida para os pacientes mirins.

De acordo com o coordenador da Oncologia Pediátrica da Santa Casa BH, Dr. Joaquim Caetano Aguirre Neto, com a implantação de filtros HEPA é possível oferecer um tratamento oncológico diferenciado: "Com a melhoria da qualidade do ar, conseguimos diminuir os casos de infecções, principalmente nos pacientes que apresentam leucemias agudas e linfomas de alto grau. Isso resulta também na redução do tempo de internação desses pacientes e dos custos relacionados à internação. Com esses filtros poderemos também receber crianças candidatas ao transplante de medula óssea autólogo”, explica o Oncologista Pediátrico.

McProtegidos: Segurança para clientes e funcionários

Além de orientar seus clientes a utilizarem preferencialmente modelos com menor contato, os restaurantes da rede estão seguindo um protocolo especial de operação, que inclui o uso de máscaras, luvas e viseiras pelos funcionários, instalação de barreiras acrílicas nos pontos de atendimento, demarcação de distanciamento social e reforço nos procedimentos de higiene, entre outras ações que fazem parte do programa McProtegidos.

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald's e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$ 300 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/9/2020). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) atua há mais de 21 anos para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil e aumentar as chances de cura da doença aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacita profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infanto-juvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.

Sobre a Santa Casa BH

Com 121 anos de funcionamento, é a primeira instituição de saúde de Belo Horizonte. Por ano, são realizados cerca de 2,9 milhões de atendimentos: mais de 56 mil cirurgias, 447 mil consultas, 2,1 milhões de exames e 55 mil internações. Ocupando posição de destaque no cenário nacional das entidades filantrópicas de saúde e no ensino médico, a SCBH abriga modernas unidades de tratamento, atua em 35 especialidades médicas e possui 1.088 leitos para atendimento exclusivo aos usuários do SUS, sendo 190 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – o maior número de leitos em um único local, no País. A instituição é referência nacional nos atendimentos de média e alta complexidade e, em 2020, tem se destacado também nos atendimentos aos pacientes com COVID-19. É a que mais realiza, em Minas Gerais, cirurgias do aparelho circulatório e digestivo, do sistema nervoso central e periférico e da mama, além de cirurgia cardiovascular para adultos e crianças. É o primeiro hospital do Estado em número de atendimentos oncológicos e um dos que mais realiza cirurgia oncológica pediátrica, radioterapia e quimioterapia para crianças e adolescentes de até 17 anos.

Sobre a Casa de Acolhida Padre Eustáquio – CAPE

Criada em 2013 pelo empresário José Marcílio Nunes, a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE) trabalha para que crianças e adolescentes tenham amparo e estrutura durante o tratamento oncológico e de outras doenças não infecciosas, valorizando sempre a vida! Encaminhadas por meio dos hospitais de Belo Horizonte, elas vêm de todo Brasil, em sua maioria, de cidades do interior do estado de Minas Gerais e precisam de suporte no momento em que estão longe de casa e fragilizados pela doença. A CAPE acolhe atualmente mais de 480 crianças e adolescentes com seus acompanhantes e se interessa por suas trajetórias. Oferece acolhimento humanizado e individualizado durante e após o tratamento.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.