Notícias

Ator, humorista, roteirista e escritor Gregório Duviver marcou presença na Bienal do Livro em BH

Por Priscila Mendes  -  Foto: Italo Lopes

 

A 4º Bienal do Livro, realizada em Belo Horizonte no Expominas de 14 a 23 de novembro, contou com a presença do ator, humorista, roteirista e escritor Gregório Duviver, no Café Literário que trouxe o tema O poema que me fez.

 

Com sala lotada, capacidade que era de apenas 140 lugares, e do lado de fora uma multidão de pessoas de varias idades, se apertavam para acompanhar o bate papo com Gregório e Adriana Calcanhoto, que vieram à capital mineira para baterem um papo descontraído com o publico mineiro.

 

Abrindo o bate papo com o tema do Café Literário, O poema que me fez, Gregório conta que “o primeiro poeta que li foi Bandeira e por isso levanto a bandeira pelas obras do escritor”, e como homenagem ao poeta recitou o poema Porquinho da Índia.

 

Já do seu livro Ligue os pontos – Poemas de amor e Big Bang, Gregório contou da sua paixão pelo RJ, escrevendo o poema Cartografia Afetiva do RJ. E diz que alem de Bandeira é também apaixonado pelos trabalhos do poeta Vinicius de Morais e pela poesia brasileira em si.

 

Gregório nos conta que a paixão pela escrita só começou mesmo na faculdade, “gostava muito de ler, mas escrever mesmo só na faculdade de letras pela influencia do professor Paulo Henrique de Brito”. Já os livros preferidos são dos escritores João Ubaldo Ribeiro, Machado de Assis, e recomenda aos fãs que querem começar a ler, o livro Gênio do Crime, “pois não dá para começar pelos clássicos, é um livro bom para cativar o leitor”.

 

Andréia Silva, que era a segunda da fila na sessão de autógrafos estava na expectativa para conseguir um autografo nos livros dela e da filha, e disse que chegou ao local às 14h. Já Camila Vitoria, aluna do oitavo ano acompanhou todo o Café Literário, depois saiu correndo para a fila para conseguir o tão esperado autografo e foto com Gregório Duviver. Ela conta que começou acompanhar o trabalho de Gregório sob a influência da professora que apresentou as crônicas durante os trabalhos de classe na escola, “eu conheci ele na escola durante as aulas de português, a professora passou muitas crônicas dele, daí eu comecei a ler as crônicas que ele escreve”.

E para o futuro, Gregório conta que tem planos de escrever um livro sobre romance, mas que ainda não tem nome.

 

Curiosidades sobre o autor

-  Graduando em Letras pela faculdade PUC do RJ (2008)

-  Começou no teatro aos 9 anos de idade

-  Tem participações em 17 filmes

-  Autor dos livros A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora,; Ligue os pontos - Poemas de amor e Big Bang e Put some farofa

-   Assina uma coluna semanal na Folha de São Paulo.

-  Roteirista do canal de humor Porta dos Fundos.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.