Notícias

Belo Horizonte será tomada pela bicicleta

Entre os dias 1, 2 e 3 de dezembro acontece o BH BiciFest 2016, primeiro festival sobre a cultura da bicicleta da capital mineira

Celebrar o cenário da bicicleta em Belo Horizonte. Esse é o principal objetivo do BH BiciFest 2016, o primeiro grande festival sobre a cultura da bicicleta na capital mineira. O evento acontece entre os dias 1, 2 e 3 de dezembro e conta com uma ampla programação, com debates, exposições, sessões de filmes temáticos, oficinas e festas.

O festival surgiu da vontade de alguns coletivos de refletirem, promoverem e celebrarem o cenário da bicicleta em Belo Horizonte, cada dia maior e mais diverso. “Esperamos que o evento provoque os ciclistas e os não ciclistas a lutarem mais pela causa. Pedalar é importante, mas precisamos que as pessoas participem das discussões e acompanhem a evolução desse cenário”, diz uma das organizadoras do festival, Marina Rolim, sócia administrativa do Seat Post.

O BH BiciFest 2016 ganhou forma a partir de encontros abertos entre integrantes da BH em Ciclo - Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, do Seat Post e da Benfeitoria, com a participação de cidadãs e cidadãos interessados no tema. As atividades do festival foram selecionadas por meio de um edital público e a programação busca abarcar iniciativas do cenário político, econômico, cultural e também esportivo e de lazer que envolvem a bicicleta na capital mineira.

No primeiro dia acontecerão duas mesas redondas sobre políticas públicas relacionadas à bicicleta, a primeira com membros do poder executivo, com participação de Eveline Trevisan, coordenadora do programa Pedala BH, da BHTrans, e a segunda com a membros do poder legislativo, como Áurea Carolina, vereadora mais votada da história de Belo Horizonte. Entre as atividades da parte da tarde estão oficinas de mecânica básica para ciclistas e uma pedalada onde os participante aprenderão a reconhecer plantas comestíveis pela cidade.

No segundo dia, as mesas trazem discussões sobre a criação de novos negócios a partir da bicicleta e o papel desse modo de transporte no cenário político e cultural de Belo Horizonte. A tarde acontece a mesa “Mulheres e Cidade”, onde acontecerá um debate sobre a inserção e participação das mulheres nas questões urbanas. As mesas, palestras e oficinas acontecerão no campus da UNA Liberdade.

Nas noites do dia 1 e 2, na Benfeitoria, acontecem happy hours para celebrar o que sido feito em Belo Horizonte e também promover a integração entre os participantes. Já no dia 3 dezembro, o dia é inteiramente dedicado a atividades culturais, a partir da realização de uma Ciclofesta de Rua, que acontecerá em parte da rua Sapucaí, que estará aberta exclusivamente para pessoas a pé e ciclistas, que poderão aproveitar a feira de produtos, atividades de lazer, artÍsticas e esportivas, como partidas de Bike Polo.

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.