Notícias

Órgão da Sé recebe concerto especial, com trompete e trombone

Josinéia Godinho, ao Órgão, se apresenta com os músicos Érico Fonseca (trompete) e Wesley Procópio (trombone) no dia 14 de dezembro

O fim de ano é sempre especial para o Órgão Arp Schnitger, da Catedral da Sé de Mariana/MG. Em 2014, o mês marca os 30 anos do restauro do instrumento. Além disso, quatro concertos de dezembro terão preços populares: as apresentações dos dias 12, 14, 19 e 21 de dezembro têm como ingresso R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

 

No dia 14 de dezembro, domingo, a organista Josinéia Godinho recebe o trompetista Érico Fonseca, integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professor da Universidade Federal de Ouro Preto, e o trombonista Wesley Procópio, jovem musicista marianense, concluindo licenciatura em música pela Ufop.

 

O repertório é composto principalmente por obras vibrantes, marchas e sonatas de compositores bastante conhecidos do repertório internacional, como G. Fr. Haendel, J. Haydn, H. Purcell e G. Ph. Telemann, entre outros. “É uma oportunidade de ouvir a combinação de instrumentos de som potente, cujas sonoridades se mesclam de forma bastante harmônica”, afirma Josinéia.

 

Os músicos:

Erico Fonseca (trompete) é trompetista principal associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e professor de trompete da Universidade Federal de Ouro Preto, onde desenvolve o projeto de extensão Big Band Ouro Preto Ufop, uma orquestra de jazz e música popular da qual é o coordenador e diretor artístico. Natural de Nova Friburgo/RJ, iniciou seus estudos na Sociedade Musical Campesina Friburguense com o Prof. Uldemberg Fernandes em 1994. Em 1999 foi escolhido como primeiro trompete da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, na cidade do Rio de Janeiro. No mesmo ano, recebeu uma bolsa de estudos do governo suíço. Graduou-se em trompete e pedagogia musical pelo Conservatoire de Fribourg, Suíça (2003), e obteve o título de mestre em Práticas Interpretativas em trompete pela Haute-école de Musique de Suisse Romande (2005), onde foi aluno na classe de trompete de Jean-François Michel. Em ambas instituições e ambos diplomas, obteve as mais altas distinções do juri. Na Suíça, integrou duas orquestras profissionais: Sinfonie Orchester Biel Solothurn e a Berner Symphonieorchester durante as temporadas 2001 a 2003. Foi solista com as orquestras de Câmara de Praga, Argaauer Symphonieorchester, Orchestre d’Harmonie de Fribourg, Orquestra Ouro Preto e outros. Foi segundo colocado no concurso Jeunesses Musicales na Chaux-de-Fonds (2001), primeiro lugar no concurso para bolsa de estudos da Yamaha Foundation for Europe (2003) e finalista do Yamaha Trumpet Contest em Berlim (2004). Foi professor no Conservatoire de Fribourg de 2003 até 2007 e academista da Orquestra Sinfônica da Ópera de Zurich de 2005 até 2007.

 

Wesley Procópio (trombone) é natural de Mariana/MG. Iniciou seus estudos de música no início da adolescência com o Prof. Sr. Francisco de Assis Moreira, em sua alfaiataria no centro da cidade. Posteriormente, em 2006, passou estudar com o Prof. Sr. Gelson Roberto na Sociedade Musical São Vicente de Paula, na qual mais tarde ocuparia o cargo de professor de iniciação musical e maestro. Participou do encontro internacional Trombonanza 2010, em Santa Fé/Argentina, tendo aulas de técnicas e prática instrumental com os professores: Irvin Wagner (Oklahoma, EUA), Remígio Pereira Pintos (Paraguai). Assistiu Masterclass com Jimmy Bosch (New York, EUA) e Javier Colomer (Espanha). Em 2011 foi aluno do curso de musicalização no Método Kodály com o Prof. Me. Ian Guest, no Museu da Música de Mariana.  Atualmente é aluno do oitavo período do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Ouro Preto na classe de metais do Prof. Me. Érico Fonseca. Participou e participa de vários projetos, como Quarteto de Metais Inconfidentes (Trombone Baixo), Big Band Ouro Preto – BBOP (Primeiro Trombone) ePedraSabãoOrquestra (Trombone). Abriu shows e tocou ao lado de músicos como Raul de Souza, Jesé Sadoque e Mark Mulley.   

 

Josinéia Godinho (órgão) é organista e cravista, formada pela Escola Superior de Música Santa Marcelina (SP). Continuou seus estudos de música sacra em Herforde na Escola Superior de Música de Hamburgo (Alemanha), na classe do Prof. Wolfgang Zerer, especializando-se em órgão. Desenvolveu, paralelamente, estudos de cravo sob a orientação das professoras Isolde Kittel e Gisela Gumz. Participou de diversos cursos de interpretação de órgão e cravo. Atuou como solista e camerista, tendo feito concertos na Alemanha, Holanda, Argentina e Japão. Participou de vários duos: órgão e trompete com Sabine Braun (desde 1996); cravo e flauta com Barbara Witter (entre 2000 e 2002) e dois cravos com Elisa Freixo (desde 2000). Em 2002 participou da gravação do CD do Museu da Música de Mariana, com o Coral Ars Nova e Orquestra. Em Mariana/MG, onde colabora na apresentação de concertos ao Órgão da Sé e trabalha num projeto de divulgação e valorização dos instrumentos brasileiros.

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.