Notícias

MEMORIAL VALE ABRE PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO COM A TRADICIONAL FOLIA DE REIS

Folia dos Santos Reis do Aglomerado da Serra canta e encanta visitantes em visita ao presépio do acervo

O Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, abre a programação de janeiro de 2018 com a tradicional Folia de Reis. No dia 6/jan (sábado), às 15h30, cerca de 20 cantadores da Folia de Santos Reis do Aglomerado da Serra devem visitar o presépio que já integra o acervo permanente do museu. Visitantes também serão convidados a cantar. A festa da Folia de Reis foi tombada como patrimônio histórico de Minas Gerais, pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), em janeiro de 2017. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

Fundada em 1992 por um grupo de três amigos, todos moradores do Aglomerado da Serra, a Folia de Santos Reis atua com o objetivo de preservar a tradição de festejo do nascimento de Cristo visitando presépios nas casas. O mestre de folia, João Ferreira Lopes, é quem assina as onze composições que integram o repertório. “É importante mantermos a tradição como forma de gratidão”, resume. A Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore. Praticada por adeptos e simpatizantes do catolicismo, o festejo relembra a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias, o menino Jesus Cristo, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

A apresentação faz parte do projeto Diversidade Periférica, que se fundamenta no conceito de acessibilidade como aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. A iniciativa – que deu início em setembro do último ano, busca aproximar moradores dos aglomerados à programação e às atividades do museu, além de dar visibilidade às iniciativas, às manifestações e às práticas artístico-culturais existentes em cada comunidade.

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE – BALANÇO 2017

Conhecido como museu de experiência, o Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, fechou 2017 com público geral superior a 200 mil visitantes. Além do acervo de exposição permanente distribuído pelas 31 salas interativas, outras 852 instituições atendidas pela equipe de educadores contribuíram para o saldo positivo, além de outros 205 eventos - com destaque para a exposição Jardins Móveis, de Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, com 13 esculturas de animais gigantes distribuídas pelo museu e a Praça da Liberdade. Dividido em três pavimentos, o Memorial Vale foi inaugurado em novembro de 2010 e ocupa o antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda. A museografia assinada por Gringo Cardia retrata a riqueza cultural que vem desde o século 18 até os dias atuais passando pelos povos, as vilas, a história da Capital, o barroco, os escritores, a moda, a história da Inconfidência, a religiosidade, e a arte do Vale do Jequitinhonha, entre outros temas. No prédio histórico ainda se encontra obras de artistas-simbolos de Minas Gerais como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a “não arte” de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. O ciclo do ouro também ganha destaque no espaço.

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.