Coberturas

1º Festival Gastronômico da Cozinha Afro-mineira acontece em Mateus Leme

Affro

Mateus Leme, 07/04/2022
Por Rosilene Campolina

A 1ª edição do “FESTIVAL GASTRONÔMICO DA COZINHA AFRO-MINEIRA” tem por finalidade fomentar o turismo e a cultura no Município de Mateus Leme, ressaltando a gastronomia afrodescendente e os ingredientes culinários regionais, com objetivo de fortalecer a identidade gastronômica  afro-brasileira municipal.


Na data do dia 07 de abril, houve palestras com o apoio técnico da Mestre em Educação e Sustentabilidade Gastronômica Rosilene De Lima Campolina que ministrou um workshop para os interessados em participar do Festival.

O termo AFROMINEIRIDADE vem sendo usado no município desde o “1º ENCONTO ESTADUAL DA AFROMINEIRIDADE” realizado no Palácio das Artes, idealizado pelo Adriano Maximiano, presidente do CONSEC.


"Na nossa gestão sempre estivemos preocupados em promover a conscientização e a educação cultural, com participação efetiva da comunidade nas ações educativas através da compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Nesse sentido, criamos o projeto Afro​m​ineiridade em Mateus Leme, e dentre as ações de fomento à cultura afrodescendente, surgiu a ideia do 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DA COZINHA AFRO-MINEIRA, que tem como princípio a compreensão e valorização da cultura afro em nossa culinária que é tão rica e reconhecida internacionalmente​,​ valorizando os “saberes e fazeres” do nosso povo. É crescer de dentro pra fora. Não se trata apenas de um Festival Gastronômico, pois deve ser visto como um ambiente social, multiplicador de oportunidades socioeconômicas, gerador de conhecimento, riqueza intelectual e cultural ; além de trazer empoderamento e pertencimento aos povos da Cultura Popular afrodescendente", explica Rosana Rabelo.


Para a realização do 1º FESTIVAL GASTRONOMICO DA COZINHA AFRO-MINEIRA, Mateus Leme recebe o apoio e orientação do Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais: Leônidas Oliveira, que lançou no dia 29 de março deste ano Programa Afromineiridades, que irá promover série de ações para a proteção das manifestações culturais do povo negro em Minas. Leônidas sempre foi uma grande inspiração para os Gestores de Cultura e Turismo no Estado.

 
"Agradeço a professora e chef Rosilene Campolina que ministrou um workshop para os participantes do Festival, abrindo horizontes e agregando com seu conhecimento técnico mais oportunidade de aproveitamento do conhecimento e ideias de cada um", completa Rosana.


Rosilene Campolina está Docente no Centro Universitário UNA ; Administradora do Portal Chefachef; Guardiã do ODS 7 para Agenda 2030/ONU; Idealizadora do projeto Gastrouna e do LEIA – implementação de Hortas Urbanas Sustentáveis e Membro Da Frente Da  Gastronomia Mineira.

O 1⁰ Festival Gastronômico da Cozinha Afro-mineira acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio na Praça da Igreja Matriz no centro de Mateus Leme, com atrações musicais  e as delícias da cozinha afro-mineira.
A data não foi escolhida aleatoriamente.
No dia 13 comemoramos a abolição da escravatura.

Fotos: Equipe do Festival
009 002 001 004 005 006 007 008 003 034 013 014 015 016 017 018 019 020 021 022 023 024 025 026 027 028 029 030 031 032 033 012 010

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.