Coberturas

Teatro Feluma traz um novo conceito de espaço para Belo Horizonte

Aleuma

Auditório - (FCM-MG), 30/09/2019
Por Lídia Sucasas

Pela manhã do dia 30 de setembro, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), com iniciativa da FELUMA - Fundação Educacional Lucas Machado - recebeu em seu auditório para coletiva de lançamento do Teatro Feluma, imprensa, pessoas ligadas ao meio cultural e da área artística, com o objetivo de apresentar e divulgar o novo empreendimento que será aberto a todo o público mineiro: para artistas, produtores culturais e cidadãos belo-horizontinos.

Os convidados recebiam uma sacola personalizada, logo na entrada do Teatro Feluma, contendo um bloco de anotações, caneta e um encarte com um release da instituição e do teatro. Em uma sala ao lado do auditório, eram agraciados com um delicioso café, realizado pelo restaurante Boulevard, gerenciado por Fernanda Piló.

O evento deu-se início com a formação da mesa, que foi composta por: Dr. Jair Raso (Curador do teatro, neurocirurgião, professor, escritor, dramaturgo e diretor teatral), Wagner Eduardo Ferreira (Presidente da FELUMA, mantenedora da FCM-MG), Magela Gomes da Cruz (professor e homenageado com a sala principal do teatro que receberá o seu nome), José Celso (diretor da FCM-MG). A palavra foi dada ao Presidente da FELUMA, que expôs o objetivo de se criar um teatro dentro da uma faculdade de Ciências Médicas e em seguida foi apresentado um vídeo ilustrativo em 3D das perspectivas do novo Teatro, que teve um investimento de mais de R$10 milhões de reais. O professor Magela ficou responsável para falar um pouco da Instituição como um todo, desde sua fundação até os dias atuais. Ressaltando o resgate FMC-MG nesses últimos 14 anos, com a administração de Jair Raso, que aceitou o desfio e neste ano coroa todos os feitos com essa última obra arquitetônica Cultural da FCM-MG, o teatro FELUMA.

Logo após a fala do professor Magela, a mesa diretora fez algumas considerações e apresentou aos convidados as responsáveis pelo projeto arquitetônico, a Arquiteta Ana Machado e o executivo, a Engenheira Cristina Resende.

Em seguida a palavra foi aberta ao público presente para perguntas e considerações, tendo como destaque o produtor Cultural e artístico e presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), Rômulo Duque, que se manifestou muito grato e desejando que o Teatro Feluma na próxima Campanha de Popularização do Teatro e da Dança deverá estar na lista dos locais.

Já a professora Maria Inês Fini, criadora do ENEM e assessora de política e avaliação junto ao prof. José Celso ressaltou está muito orgulhosa dessa iniciativa, uma vez que pelas suas visitas em instituições de ensino pelo mundo, observou a importância dada por esses países às artes e cultura aos seus alunos e comunidade. Sula Mazrudir, representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Minas Gerais (SATED- MG) e Luciano Luppi ator e diretor também parabenizaram a iniciativa e suas expectativas, e o produtor cultural Pedro Paulo Cava, que dirigi o Teatro da Cidade, parabenizou a ação, salientando o seguinte: “Estamos passando por um momento onde teatros estão sendo fechados. E que na ditadura sabíamos onde estava o inimigo, e hoje não sabemos quem é o Sensor”, referindo- se a censura. E que está torcendo pelo sucesso do Teatro.

Quem pediu a palavra foi Gustavo Werneck, ator que disse: “Teatro lugar que se pensa e que se reflete”. Aproveitando o momento a mesa apresentou os dois mais novos contratados pela fundação: Ana Gusmão (atriz) que será a coordenadora do teatro e Amynas Dabron, como coordenador Técnico. Encerrando esse momento todos os presentes foram convidados a se dirigirem ao 7° andar da Faculdade, onde a obra de construção se encontra na reta final.

Com uma área de 1000 m² de acordo com a arquiteta, Ana Machado, o espaço está dividido em um grande foyer com área coberta e aberta (terraço); espaço para apresentações; sala de teatro com capacidade para 400 lugares onde se inclui cadeiras e espaço para pessoas com mobilidade reduzida ou alguma dificuldade; sala de ensaios; sala de imprensa; bilheteria; hall estruturado para mostras, coquetéis, formaturas, exposições , seminários, congressos científicos e outra atividades acadêmicas; estacionamento com acesso direto ao teatro; banheiros e cafeteria. Tudo de mais moderno em tecnologia e recursos que estará disponível para atender todo tipo de evento, ou seja, infra - estrutura e tecnologia avançada com soluções de acessibilidade inclusas em todo o projeto.

Após o Tour pelo espaço, todos os presentes foram convidados para tirar uma foto no palco ainda inacabado, consolidando e fazendo parte desse momento único para Cultura Mineira e para FELUMA que acredita que o aprendizado pode ser ampliado por meio da associação entre cultura e educação. O vice presidente, José Maria Borges, da FCM-MG, diz: “essa benfeitoria irá atender as necessidades da escola e servir à comunidade. O teatro irá socializar o convívio entre professores, alunos e comunidade”. Segundo o diretor, José Celso, hoje o mercado está exigindo profissionais de saúde que tenham outras características além da sua profissional. “Temos que forma profissionais diferenciados, a medicina é a arte e o exercício da Humanidade”. Segundo o Dr. Wagner e Jair Raso o diferencial do Teatro será a forma de sua utilização, pois “a fundação não irá cobrar aluguel do espaço, para qualquer arte ou obra, exposições realizadas pelo povo mineiro. Só será cobrado a taxa de manutenção e parte da bilheteria que será revertida para fundação com destino aos alunos carentes da FCM-MG”. Um diferencial importante é que  haverá uma política de ingressos mais baratos para estudantes com bolsa, além de seus familiares.

Dia 02 de dezembro que será apresentado, em grande estilo, o Teatro Felma, “cereja do Bolo” da edificação, segundo Jair Raso. E no dia 06 de dezembro, com a Peça “PALCO ILUMINADO”, do dramaturgo Rogério Falabella, tendo como diretor Jair Raso. O evento será aberto ao púbilco. Agende essa data e prestigie esse momento significativo na área cultural dos cidadãos belo-horizontinos.

Fotos: Lídia Sucasas
Image 1 Image 3 Image 5 Image 6 Image 8 Image 10 Image 11 Image 12 Image 14 Image 16 Image 17 Image 18 Image 19 Image 20 Image 21 Image 22 Image 24 Image 23 Image 25 Image 26 Image 27 Image 28 Image 29 Image 30 Image 31 Image 32 Image 33 Image 37 Image 38 Image 40 Image 48 Image 51 Image 52 Image 53 Image 54 Image 55 Image 57 Image 58 Image 60 Image 61 Image 62 Image 63 Image 64 Image 66 Image 67 Image 69 Image 70 Image 71 Image 73 Image 74 Image 76 Image 78 Image 79 Image 80 Image 81 Image 82 Image 83 Image 84 Image 87 Image 89 Image 90 Image 91 Image 92 Image 93 Image 94 Image 96 Image 98 Image 99 Image 100 Image 101

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.