Eventos

Brascubazz lança seu primeiro álbum de Jazz Latino no NECUP, em Belo Horizonte

Av. Nossa Sra. de Fátima, 3312 - Prado, Belo Horizonte-MG

Núcleo de Estudos de Cultura Popular (NECUP)

(31) 3295-0716

Consultar

24 de abril, quarta-feira | 20h30


O cenário musical brasileiro tem se tornando uma máquina de grandes talentos, principalmente através das plataformas digitais. Basta entrar nos canais para perceber o número de produções que estão pipocando. No entanto, poucas com uma proposta diferente e acima de tudo autêntica, como é o caso do grupo Brascubazz. O grupo instrumental criado pelo percussionista Rafael Leite no ano de 2011 e composto também por Bosco de Oliveira, Gilles Villeneuve, Bruno Malaguti, Tiago Ramos, Juventino Dias e Danillo Mendonça chega para mostrar que é possível ousar e misturar sons e manter um trabalho de qualidade. Assim, no dia 24 de abril, quarta-feira, às 20h30, o grupo lança o seu primeiro álbum no Núcleo de Estudos de Cultura Popular (NECUP) - (Av. Nossa Sra. de Fátima, 3312 - Prado, Belo Horizonte-MG) propondo a integração dos diversos ritmos latinos as tradicionais expressões da música brasileira.

O Brazcubazz, grupo instrumental de Jazz Latino, natural de Belo Horizonte/MG nasceu a partir das experiências musicais vividas pelo percussionista e fundador Rafael Leite, que estudou música em Cuba e viajou por vários países e regiões do Brasil estudando as infinitas riquezas dos saberes dos povos tradicionais. A partir daí, através de suas pesquisas e inspirado nas culturas populares fundou o Percussão Brasil e a associação NECUP - Núcleo de Estudos de Cultura Popular, afirmando e consolidando assim a semelhança cultural entre Brasil e seus irmãos latinos.

Para chegar ao som único e bem diferente do grupo, o Brascubazz utiliza-se de recursos do Jazz e de toda a familiaridade latina que estilos clássicos como Danzón, Chachacha, rumba, Guajira e Son se misturaram a expressões como o Choro, Baião, samba, Afoxé%3&Bacute; e Maracatu. Desta forma, trazendo à sonoridade do Brascubazz, uma característica rítmica, harmônica e melódica de muita força ancestral. Ou seja, uma energia onde o tradicional e o moderno caminham juntos de forma pitoresca, despertando sentimentos, propondo sensações, reafirmando o poder da cultura, recordando assim, o prazer e o privilégio do que é ser realmente latino.

Jazz Latino

De acordo com Rafael Leite, Jazz Latino utilizado pelo grupo, é um estilo musical em forma de improviso. "Nasceu a partir da fusão de ritmos, formas e conceitos da música latina a elementos próprios do jazz. Em meados de 1940 o estilo de jazz que em sua forma atual para a época conhecida como Bebop se misturou a Estilos musicais como o cubano e brasileiro, consolidando se a partir daí como um estilo de muita força e expressão mundialmente", disse.
Segundo ele, o Jazz Latino se enriqueceu com o tempo de outras influências musicais oriundas de outros países latinos. "Ele se enriqueceu das influencias da Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Venezuela, Uruguai, Colômbia e toda Latino América tornando o jazz latino ainda mais forte, especifico quando tocado em seu país de origem, mas ao mesmo tempo mundialmente globalizado quando interpretado por músicos jazzistas em geral", concluiu.
 

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.