Eventos

“Terra Vista da Lua”: mineiro Felipe de Oliveira estreia show de seu novo disco

Rua da Bahia, 2244 - Lourdes - Belo Horizonte

Centro Cultural Unimed BH - Minas

R$10 (inteira) | R$5 (meia)

Domingo, 22 de maio, às 20h


"Poetas, seresteiros, namorados, correi / É chegada a hora de escrever e cantar / Talvez as derradeiras noites de luar";, canta Gilberto Gil em “Lunik 9”, música lançada à época da chegada do homem à Lua. Gil versava sobre o desencanto da Lua, que uma vez desbravada, não conservaria mais seu mistério para servir de inspiração aos artistas e apaixonados. Observar a Terra da Lua inaugurava um ponto de vista que possibilitava analisar o seu inteiro, do lado de fora. Por meio dessa reflexão, o cantor e intérprete mineiro Felipe de Oliveira chegou ao título de seu novo álbum, que traz músicas de autores brasileiros de diferentes gerações e trajetórias – entre eles, Gil.

Lançado em outubro de 2021, o álbum “Terra Vista da Lua” agora ganha uma tradução estética fortemente vinculada ao imaginário da ficção científica, com a estreia de seu show de lançamento. O show apresenta as oito canções do álbum, que traz sobretudo um repertório inédito de autores da nova cena musical brasileira, como Juliano Antunes, Nobat, Tátio, Dé de Freitas, Tom Custodio, Dan Nakagawa e Laura Catarina. Além das músicas do disco, o concerto conta com releituras de clássicos da canção brasileira, de nomes como Gil, Belchior, Arnaldo Antunes, Lô Borges, Roberto Carlos e Chico Buarque. “Eu acho que se trata de um show trágico, no sentido teatral. Tem uma carga dramática muito forte e é pensado de maneira narrativa”, afirma o artista, que é formado em Cinema. “Penso a música imageticamente. Embora a canção seja o carro-chefe do trabalho, ela é, no palco, indissociável das artes cênicas e das artes visuais”,afirma.

O cantor, além de receber uma participação especial surpresa, virá acompanhado por André Milagres (guitarra e violão sete cordas), João Paulo Drumond (bateria e percussões) e Marco Aur (baixo), que são também arranjadores do espetáculo. No novo trabalho, Felipe dedica-se a cantar, com sua voz andrógina, sobre as relações de afeto em sua dimensão política, mas não de forma literal e, sim, poética. A alegoria da ficção científica traz, na metáfora sobre o mundo distópico, elementos que nos fazem indagar sobre nossos laços sociais. “Essa alegoria aparece na própria cenografia, no figurino, no repertório e na construção cênica", afirma o artista, ressaltando que o trabalho foi viabilizado através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Sobre Felipe de Oliveira

Felipe de Oliveira é um cantor intérprete mineiro que iniciou sua carreira musical em 2015, após uma trajetória no cinema, área na qual é graduado. O artista vincula a música à herança cênica deixada pela sua passagem pelo audiovisual, bem como à sua experiência com a dança flamenca, construindo shows e álbuns pautados por dramaturgia e narrativa. Após participar do The Voice Brasil em 2016, realizou um financiamento coletivo para a produção do primeiro álbum da carreira, que veio em 2018, intitulado “Coração Disparado”, que figurou entre os 100 melhores da música brasileira de 2018, pelo site especializado Embrulhador, recebeu elogios de Mauro Ferreira no G1 e circulou por diversas cidades, feiras e festivais, ao lado de importantes nomes da música brasileira, como João Bosco, Filipe Catto, Leo Cavalcanti, As Baías e Maria Beraldo.

Desde então, Felipe usa sua voz andrógina para versar, de maneira política e poética, sobre a mediação das relações humanas contemporâneas. Atualmente, é mestrando em Artes pela UEMG e trabalha na circulação do show derivado de seu novo álbum, Terra Vista da Lua, que foi premiado pelo Prêmio da Música Popular Mineira em 2022.

SERVIÇO

Data: 22/05/2022
Local: Centro Cultural Unimed BH - Minas
Endereço: Rua da Bahia, 2244 - Lourdes - Belo Horizonte/MG
Horário: 20h
Abertura dos portões: 1h antes do evento
Classificação etária: Livre. Menores de 12 anos entram somente acompanhados por pais ou responsáveis, meadiante apresentação de documento.

MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS Confira aqui as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.

ATENÇÃO ESTUDANTES: de acordo com a lei 12.933 de 26 de dezembro de 2013, é OBRIGATÓRIO comprovar a condição de estudante mediante a apresentação da Carteira de Identificação Estudantil – CIE. Mais informações estão disponíveis no link: https://www.documentodoestudante.com.br/

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.