Eventos

Lançamento da cartilha e palestra Magna - Crea MG

Av. Álvares Cabral, 1600, 1º subsolo, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG.

Sede do Crea-MG - Auditório Belo Horizonte

(31) 3299-8700

Consultar

28 de junho de 2018 19h


Nos dias 28 e 29 de junho, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) irá promover em Belo Horizonte o encontro “Água em Nossas Vidas”. O evento é direcionado para todos os públicos e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Minas) irá participar por meio do lançamento da série de cartilhas “A engenharia e a sustentabilidade”.

O principal objetivo do encontro consiste em promover diálogos entre diferentes públicos sobre os desafios, os avanços e as alternativas para fazer uso da água com eficiência e sustentabilidade. O evento traz em sua programação rodas de conversas, oficinas, feira agroecológica, teatro, cinema, exposições de artes e o lançamento da série de cartilhas “A engenharia e a sustentabilidade”.

O encontro “Água em Nossas Vidas” é gratuito e aberto para todos os públicos, inclusive com uma programação voltada para o público infantil. Para participar, os interessados deverão realizar a inscrição na página do Sympla até o dia 27 de junho.

A diretora-geral do Igam, Marília Melo, destaca que o encontro foi planejado para proporcionar o diálogo com a sociedade. “Desenhamos um evento que dialogue com quem de fato deve receber nossa política pública: o produtor rural que usa água para produzir alimentos, as pessoas que moram em cidades e que, muitas vezes, perderam a relação com o rio da sua cidade ou pouco sabem de onde vem a água que chega até a sua torneira. Enfim, as pessoas de maneira geral devem saber que a água é a base para quase tudo nas suas vidas: alimento, energia, produção e saúde humana. Esse diálogo com a sociedade tem o objetivo central de comprometer todos na gestão desse importante recurso”, ressalta.

Marília Melo reforça o engajamento de toda a sociedade na discussão do tema proposto. “Estamos vivendo um momento chave na gestão das Águas no estado, ao mesmo tempo em que aumentam os riscos associados a essa gestão, seja pelo aumento da demanda e alterações no regime de chuvas observado nos últimos anos”, reforçou.

Lançamento Cartilhas

A organizadora das cartilhas, a engenheira civil e diretora geral do Igam, Marília Melo, explica que a série de cartilhas é uma maneira de disseminar conhecimento, estratégias e ferramentas para integrar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposta da Rio+20, ao exercício profissional da engenharia e das profissões da área tecnológica. “Por meio das cartilhas, pretendemos mostrar à sociedade e aos futuros profissionais da área tecnológica qual é a importância e o papel da engenharia nas diversas esferas da área ambiental. Queremos ilustrar como boas técnicas e uma tecnologia de qualidade aplicada de forma adequada auxiliam na minimização dos impactos ambientais das atividades”, explica a engenheira.

De acordo com o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, a série de cartilhas “A engenharia e a sustentabilidade” traz questionamentos sobre como promover um desenvolvimento sustentável. “Queremos contribuir para a formação de profissionais mais conscientes e capacitados, reforçando o protagonismo da área tecnológica na construção de um planeta sustentável”, ressalta o presidente.

Após o lançamento das cartilhas, ainda na sede do Crea-Minas, haverá a palestra magna "Os desafios e as perspectivas da gestão hídrica na América Latina e Caribe", com o coordenador geral do Programa Hidrológico Internacional América Latina e Caribe da Unesco, Miguel Doria. Para esta atividade é necessário confirmar presença pelo e-mail [email protected]

Neste dia, também será realizado o ato simbólico de posse dos conselheiros dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, que comporão os conselhos de 30 comitês de bacias hidrográficas para a gestão 2018-2021.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.