Eventos

Memorial Vale Realiza Encontro com Alemberg Quindins, da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, de Nova Olinda, Ceará

Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.

Memorial Vale

Entrada gratuita, sujeita à lotação.

20 de agosto, terça-feira 12h30 às 13h30


O Educativo do Memorial Vale realiza na próxima terça-feira, dia 20 de agosto, um bate-papo com o músico e historiador Alemberg Quindins, que vai mostrar como é o seu trabalho à frente da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, da cidade de Nova Olinda, no Ceará, instituição voltada para promover o desenvolvimento cultural de crianças, jovens e seus familiares. O encontro acontece no dia 20 de agosto, terça-feira, às 12h30, e a entrada é gratuita, sujeita à lotação. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade 640, esquina com Gonçalves Dias.

Francisco Alemberg de Souza Lima ou, como é mais conhecido, Alemberg Quindins, é músico de formação popular e historiador autodidata. Em 1992, restaurou a primeira casa grande da fazenda que deu origem ao município de Nova Olinda, no Ceará, e criou a Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, uma organização social que tem como missão ser um lugar de vivência em gestão cultural e social para crianças e jovens.

 

Neste evento, Alemberg falará sobre sua experiência na idealização da Casa Grande e na criação da rede de Museus Orgânicos na região do Cariri, no Ceará. Também compartilhará histórias e saberes da identidade e do patrimônio cultural da região. “A pequena cidade de Nova Olinda, no Ceará, de quinze mil habitantes, se tornou um dos destinos do turismo sócio-cultural mais bem sucedido do mundo a partir de um projeto arquitetônico de restauração da casa que deu origem a comunidade, resgatando  a pré-historia do homem e conectando-a à produção de novas tecnologias de gestão e desenvolvimento cultural e inclusão social”, explica Alemberg.

 

Mais sobre Alemberg Quindins

Como consultor do UNICEF, criou nos assentamentos dos sem terra no Ceará e no Rio Grande do Norte, o projeto Vez da Voz, com a implantação de irradiadoras para crianças e adolescentes, além de rádios escolas em várias cidades do Ceará. Na África, em Moçambique e Angola, criou a rede de jovens comunicadores da língua portuguesa. São mais de 30 programas “de criança para criança”, fortalecendo o protagonismo juvenil e o intercâmbio entre os países pares. Em 2007 foi consultor do Projeto Rumos do Itaú cultural. Em 2017 e 2018 professor do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Em 2018 e 2019 professor do Curso de Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural e

Instituto Singularidades.

 

Sobre a Fundação Casa Grande

A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, foi fundada em 1992, a partir da restauração da primeira casa da Fazenda Tapera, hoje cidade de Nova Olinda (CE) para abrigar o projeto idealizado por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. A Fundação conta com um museu de arqueologia, cineclube, gibiteca, biblioteca, laboratórios de música, rádio, TV, editora e internet, além do Teatro Violeta Arraes - Engenho de Artes Cênicas, com atividades de produção e conteúdo para crianças e jovens da cidade de Nova Olinda.

Foto: - João Paulo Marôpo


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.