Eventos

Roberto Menescal canta e é homenageado em show no Teatro Bradesco

Rua da Bahia, 2.244 - Lourdes

Teatro Bradesco

(31) 3516-1360

R$ 130 (inteira) e R$ 65 (meia)

25 de novembro, sábado, 21h


Mr. Bossa Nova é o primeiro CD do Quarteto do Rio, grupo vocal e instrumental criado pelos ex-integrantes do inigualável Os Cariocas, que fez história na música brasileira com o seu jeito marcante de harmonizar e interpretar. Este álbum homenageia o grande músico Roberto Menescal, que completou 80 anos em 25 de outubro de 2017, com um repertório inteiro de sua autoria, sendo três inéditas, e participação dele em todo o disco.

Eloi Vicente (violão/voz) integrou Os Cariocas durante 22 anos, assim como Neil Teixeira (baixo/voz), por 21 anos, e Fabio Luna (bateria/voz), por seis anos. Os últimos discos na formação d´Os Cariocas foram o “Nossa Alma Canta” de 2010, vencedor do Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo de MPB, com a participação de Elói e Neil também como arranjadores, e o “Estamos Aí”, de 2014, também finalista deste prêmio, já com Fábio Luna na sua formação.

Sobre a homenagem ao Menescal neste álbum, Fabio Luna conta: “Inicialmente o convidamos para gravar uma musica conosco no que seria o primeiro CD dessa nova fase do grupo. Então nos encontramos para um show juntos no Rio e deu tudo tão certo, ficamos todos tão felizes com o resultado, que mudamos o convite: Menesca, queremos gravar um CD todo com você!”

Nada mais natural homenagear em vida um dos maiores compositores da música brasileira, com o qual já dividiram tantas gravações de discos e tantos shows aqui e fora do Brasil. “Falamos com o Menescal que pretendíamos gravar alguns de seus clássicos, mas também algumas coisas novas.

E ele nos mandou doze musicas que não conhecíamos. Dessas, com muita dificuldade de ter que deixar várias de fora, escolhemos três, já que, no projeto original seria um disco com dez músicas. É um prazer enorme podermos passear sobre suas melodias e harmonias preciosas, clássicas e atuais, reverenciadas mundialmente, que lhe renderam o apelido de Mr. Bossa Nova”, explica Eloi Vicente.

“Esse CD é um grande presente que ganhei nesse meu niver. Sempre fui fanzão de vocal e, de repente, vi minhas músicas sendo gravadas por esse maravilhoso grupo! Fui também convidado por eles para participar das gravações colocando minha modesta guitarra, o que certamente me proporcionará muitas apresentações junto a eles. O que eu poderia querer mais?”, revela Menescal.

O disco abre com a inédita “Ela quer Sambar”, de Roberto Menescal e Paulo Sérgio Valle, arranjo de Neil Teixeira num samba estilo gafieira, vocal na linha d`Os Cariocas e a guitarra elétrica e voz de Menescal. “Nós e o Mar”, de Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli, uma bossa clássica já gravada por diversos artistas, menos pelo Os Cariocas, ganhou harmonia nova de Menescal, que participa da faixa fazendo o solo de guitarra, e “Um Tiquinho Só” é mais uma inédita, desta vez de Menescal e Andréa Amorim, cantora e compositora de Recife, com arranjo afoxé de Elói Vicente e a participação do Menescal na guitarra e voz. “Rio”, um dos maiores sucessos de Menescal e Boscoli na voz d'Os Cariocas, ganhou novo arranjo vocal e de base de Elói e tem Menescal cantando com eles.

Já “Ah Se Eu Pudesse”, outra bossa clássica de Menescal e Bôscoli, tem arranjo de Neil Teixeira e solo de flauta baixo de Fabio Luna. A balada “A Volta”, uma dasmúsicas preferidas de Menescal com linda letra de Bôscoli, tem arranjo de Elói e já foi gravada por Elis Regina e Toots Thielemans.

O medley “O Barquinho/Você” traz duas das mais conhecidas músicas da dupla Menescal e Bôscoli, com arranjo de Elói à capella. "A Morte de Um Deus do Sal", de Menescal e Boscoli, arranjo de Neil Teixeira e participação de Menescal na guitarra, foi gravada muitas vezes apenas instrumental e aqui o grupo deu ênfase a esse aspecto. Vem como brinde para os fãs saudosos d´Os Cariocas e também para os novos já conquistados em vários shows. “Você me Ganhou”, a terceira inédita, de Menescal e Paulo Sérgio Valle, é outra com cara de bossa clássica, com voz, violão e guitarra elétrica de Menescal.

O álbum fecha com o clássico “Bye Bye Brasil”, de Chico Buarque e Menescal, arranjo do Eloi Vicente e guitarra elétrica do homenageado. Essa música, feita sob encomenda para o filme de Cacá Diegues, foi o primeiro encontro de Chico e Menescal num jantar organizado pelo diretor para apresentá-los sem que eles soubessem. Menescal conta que a letra chegou ao último minuto. A música iria para o filme de forma instrumental por causa da demora da letra. Chico entrou no estúdio durante a gravação com a letra, que era muito maior do que a versão que foi gravada. Cortaram na hora, gravaram, e foi um enorme sucesso.

E já tem vídeos rolando no canal do youtube e site do grupo. Lá você pode ver o vocal de “O Barquinho/Você”, o vídeo de “A Morte de Um Deus de Sal”, com participação de Menescal, e o vídeo lyric de “Um tiquinho Só”.

Foto: Paulo Sabugosa


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.